javascript:; F Petróleo Infonet: 06/15/12

sexta-feira, 15 de junho de 2012

VAGAS OFFSHORE


PetroCrew ..


A PetroCrew recruta para seu Cliente, Multinacional do segmento de Navegação:

Marinheiros de Convés, Moços de Convés, Condutores de Máquinas, Marinheiros de Máquinas, Moços de Máquinas, Taifeiros, Cozinheiros e Tradutores

Escala 28x28 dias
Inglês Intermediário
Boa experiência nas atividades em questão
Toda documentação marítima em dia.

A Empresa oferece Salário atraente e ótimos benefícios.


Os profissionais interessados devem seguir as instruções abaixo com atenção: 
Enviar o Curriculum em Formato Word em Português e em Inglês;
Juntamente com o Curriculum, enviar cópia da CIR e demais documentos Marítimos;
Colocar no campo ASSUNTO o nome da função que está se candidatando;
Informar sua pretensão salarial, disponibilidade para entrevista e início das atividades;
Aguardar contato via telefone ou e-mail.

E-mail para envio de Curriculum: contato@petrocrew.com.br
Leia mais...

VIDEO TV Band - Programa Plataforma - 05/05/2012




Leia mais...

Andamento do Curso de Operações de Sonda na UNIJORGE


Vou falar, mais uma vez, do curso que a PETRODART está ministrando aos alunos de engenharia de petróleo, elétrica e mecânica da UNIJORGE em Salvador/BA. Este curso é ofertado pelo D.A. da faculdade de Eng.ª. de Petróleo e pelo seu Coordenador geral, Prof. Dr. Carlos Roberto Santos Silva.
O curso se chama ”Operações de Sonda para Engenheiros”, tem por finalidade capacitar os futuros engenheiros para, ao se graduar, concorrerem às vagas de Engenheiros de sonda Jr., aumentado, assim, seu leque de oportunidades no mercado de trabalho, além de, sua formação original, a habilitação legal os alunos terão ao final de sua graduação, mas, a capacitação, exigida pela maioria das empresas, é proporcionada por estes e outros cursos ofertados pela PETRODART.
Este curso, com 3 meses de duração, é dividido em módulos a saber:
Modulo 1 – Sistemas de Sonda: Tem por finalidade prover os alunos com conhecimento profundo sobre todos os equipamento e ferramentas das sondas, habilitando-os para o 2º modulo. Indo muito, mas, muito mais, além do que eles veem na graduação normal e, simultaneamente, preparando-os para uma futura especialização depois de formados, para os que quiserem seguir nesta carreira, evidentemente. Com 2 visitas técnicas, 1 na sonda-escola da Petrobras e, outra, em uma sonda em operação. Estas visitas, neste modulo, tem a função de mostrar os equipamentos e ferramentas somente.
Modulo 2 – Operações de Sonda: Proporcionará conhecimentos de todas as operações executadas pelas sondas de perfuração, completação, workover, etc., com cálculos de aplicação somente incluindo operações Underbalanced (UBO). Com 2 visitas técnicas ambas em uma sonda em operação. Estas visitas, neste modulo, tem a função de mostrar, na prática, as manobras que estão sendo desempenhas pela sonda e já explanadas em sala de aula.
Modulo 3 – Well Control: Fornecer aos alunos conhecimentos básicos e introdutórios para um futuro curso de acreditação (somente fornecido por empresas) do curso de WellCAP®, WellCAP Plus®do *IADC.
(*) – International Association of Drilling Contractors.
Modulo 4 – Fraturamento Hidráulico: Neste modulo são mostrados e explanados desta atividade que está gerando controvérsias em todo o mundo. E, quase obrigatório, de muita valia o conhecimento antecipado desta forma de completação para futuros e já graduados engenheiros de sonda.
Modulo 5 – SMS (Segurança, Meio-Ambiente e Saúde): Baseado no **RIG PASS® do IADC e fornecendo conhecimentos antecipados aos engenheiros para um futuro curso deste nível, ofertada pelas empresas contratadoras deste tipo de profissionais.
(**) - Accredits Health, Safety & Environmental (HSE) and Underbalanced Operations (UBO) orientation programs. The HSE Rig Pass curriculum embraces safety fundamentals relevant to new rig employees. UBO Rig Pass familiarizes rig crews with the procedures, fluids and equipment associated with this emerging technology.
Todos os professores (dentre os quais me incluo) são atuantes em suas respectivas áreas. Pouquíssimos (apenas um) possui doutorado, os demais, apenas graduação e muitos anos de experiência exclusivamente de campo, pois, o alvo do curso é fornecer conhecimento prático e não acadêmico aos alunos.
Como a PETRODART é membro associado do*** IADC, o programa do curso é enviado aos demais membros operadores de sondas, offshore e Onshore, para prévia aprovação.
(***) - http://www.iadc.org/about-iadc/links-to-member-companies/associate-members/#P
Devido ao esforço e sensibilidade do excelente, e incansável, Coordenador da Faculdade de Petróleo e Gás da UNIJORGE, Prof. Dr. Carlos Silva e dos integrantes do D.A., os alunos desta instituição terão um diferencial depois de formados e, inclusive, para estágios, junto ao mercado de trabalho que, sabemos, é muito alardeado na mídia, porem, na realidade é de ingresso muito difícil.

FOTOS:


Fonte QG do PETRÓLEO
Leia mais...

VAGA ONSHORE


HR O.

A HR OIL, divisão de RH do Grupo G-COMEX ÓLEO & GÁS, recruta para multinacional de Petróleo:

TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO JÚNIOR


Para trabalhar onshore em Macaé/RJ.

Atividades principais:
- Elaboração de compras de material de automação;
- Gestão de almoxarifado de automação;
- Planejamento de atividades de automação.

Requisitos:
- Formação técnica em Automação ou Eletrotécnica ou Eletrônica;
- Registro no CREA;
- Experiência prévia em sistemas de automação;
- Residir em Macaé ou proximidades.

Interessados, favor encaminhar com urgência cv com pretensão salarial para renata.carvalho@hroil.com (mencionar nome da vaga no assunto do e-mail).
Leia mais...

Arctest realiza inspeções para P-58



A Arctest, especializada em serviços de inspeção e manutenção de equipamentos industriais e na aplicação de Ensaios Não Destrutivos (ENDs) informou que já está trabalhando na inspeção de soldas de blocos da plataforma P-58 para os clientes RVT, BRUANC e EBE, no Rio de Janeiro, e IWC em Macaé (RJ). A plataforma será instalada pela Petrobras no campo de Baleia Azul, no estado do Espírito Santo. 
 
 
 
De acordo com nota da empresa, a equipe da Arctest está utilizando as técnicas de Gamagrafia Convencional para radiografia dos módulos das plataformas P-58 e P-62 para a EBE, no canteiro de obras da NUCLEP, em Itaguaí, e ainda não tem previsão de término para inspeção dos 12 módulos.

 
No Rio de Janeiro, através da base de Duque de Caxias, a companhia esta na RVT e BRUANC desde setembro até março 2012, com aço carbono nas instalações dos clientes em Campo Grande e São Gonçalo respectivamente.

 
Em Macaé, para a IWC, a Arctest esta desenvolvendo atividades também neste período, entre setembro 2011 e março 2012,  com aço carbono nas instalações dos clientes em Campo Grande e São Gonçalo respectivamente.

 
No Rio de Janeiro, através da base de Duque de Caxias, estamos na RVT e BRUANC desde setembro até março 2012, com aço carbono nas instalações dos clientes em Campo Grande e São Gonçalo respectivamente.
 

Em Macaé, para a IWC, a companhia desenvolve atividades também neste período, entre setembro 2011 e março 2012. Segundo eles na IWC, os materiais são especiais, constituindo-se de aço inox, duplex e super-duplex, que são materiais nobres importados e que visam trazer para a Petrobras, nas plataformas P-58 e P-62, maior durabilidade durante as operações, pois têm um nível de corrosão muito menor que o aço carbono. 
 

Os trabalhos para a IWC vêm acontecendo no bunker da ARCTEST, em Macaé. Estes spools serão integrados posteriormente nas plataformas P-58 e P-62, que estarão no Estaleiro da QUIP, no Porto de Rio Grande.

Fonte: TN Petróleo
Leia mais...

Ceará - novos poços em agosto e setembro




A perfuração de poços a 1.400 metros de lâmina d´água no Ceará começou, pela primeira vez, em maio deste ano
A exploração de petróleo e gás em águas profundas será ampliada no Ceará. Duas novas perfurações estão previstas para agosto e setembro deste ano. Em maio último, a Petrobras iniciou a perfuração de poços a 1.400 metros de lâmina d´água, conforme divulgou o Diário do Nordeste com exclusividade, na edição de 16 de maio deste ano.
Era a primeira exploração em água profundas. A sonda Ocean Courage SS-75, da estatal petrolífera, começou a operar no poço exploratório Pecém bloco BM-CE-2, situado na Bacia do Ceará, localizado a cerca de 76 quilômetros de Paracuru.
Novas investidas
Segundo informou na quinta-feira, (14/06), a assessoria de imprensa da Petrobras, na Bacia Potiguar, também no Ceará, no bloco BM-POT-16, a previsão de início da perfuração é agosto de 2012.
No bloco BM-CE-1, a ser perfurado no Estado do Ceará, a expectativa é que a operação seja iniciada em setembro de 2012.
De acordo ainda com a nota da estatal divulgada ontem, "o investimento total para perfuração dos poços depende das condições operacionais e dos testes a serem realizados, mas devem ser de aproximadamente R$ 200 milhões". Segundo a estatal informou em nota, em maio, a primeira exploração tinha duração estimada de quatro meses.
Exploração esperada
De acordo com o presidente do Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros dos Estados do Ceará e Piauí), Orismar Holanda, este tipo de perfuração estava previsto "há muito tempo". "E sempre foi adiada por conta das questões ambientais", disse ao Diário. "Essa perfuração deve-se a um trabalho do sindicato, que realizou uma reunião com o governador Cid Gomes em abril. Citamos a necessidade de investimentos da Petrobras no Estado, um deles era essa perfuração que nunca saía porque não tinha licença do Ibama".

Diário divulgou com exclusividade o início da perfuração dos poços em águas profundas em 25 de maio deste ano
Cronograma atrasado
Em outubro do ano passado, a Petrobras garantia começar a exploração em água profundas ainda em 2011. A informação era de que seriam quatro poços. Adquiridos na terceira rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), ocorrida no ano passado, os poços estão localizados na Bacia do Ceará, nas concessões chamadas BM-CE-1 e BM-CE-2. No intuito de definir a área onde os poços seriam perfurados, a empresa realizou estudos com análises de dados geológicos e geofísicos na bacia, concluídos no primeiro trimestre do ano passado, e que indicaram a presença de petróleo líquido, além de não descartarem a possibilidade de presença de jazidas de gás natural. O prazo de concessão concedido no pleito à estatal foi de oito anos, mas teve prorrogação até o ano de 2013. Atualmente, a Petrobras possui no mar cearense os campos de Curimã, Atum, Espada e Xaréu, todos classificados como rasos e localizados também na Bacia do Ceará, em parte no litoral de Paracuru. De acordo com informações anteriores da estatal, os dados da perfuração serão "imediatamente comunicados à ANP, respeitando os prazos legais".
Resultados
Para Orismar Holanda, qualquer previsão sobre o resultado da exploração é "mera especulação". Ele, no entanto, não descarta a possibilidade de que seja encontrada uma camada de pré-sal, que refere-se a águas ultraprofundas. "Mas isto não é o que está previsto", afirmou. "O que estão procurando é petróleo e gás em águas profundas. Nada indica a existência de pré-sal".
Mas, se confirmada a possibilidade, a descoberta vai "mudar a economia do Estado", segundo o gestor do Sindipetro. "Se encontrar óleo e gás, o projeto se completa, dependendo da análise, e da viabilidade econômica, será colocada uma plataforma ou navio", disse. "A viabilidade econômica depende da quantidade e qualidade da jazida. Se for algo que cubra despesas da exploração e dê lucro, será explorada".
Meta de produção fica 23% menor
São Paulo. A meta da produção de óleo, LGN (líquido de gás natural) e gás natural da Petrobras, no Brasil e no exterior, para 2016 é de 3,3 milhões de barris por dia (boe/dia), sendo 3 milhões de boe/dia no Brasil e o restante no exterior, de acordo com o Plano de Investimentos da Petrobras. No Plano divulgado no ano passado, essa meta era de 3,7 milhões, 23% superior à nova apresentada.
A queda prevista na produção para 2020, de acordo com o novo plano, foi de 11%. Passou a 5,7 milhões de barris de óleo e gás diários, contra os 6,4 milhões previstos pelo plano do ciclo 2011-2015. Para os próximos dois anos, foi mantida estável, mesmo com investimentos robustos. "A perspectiva de aumento da produção somente em 2014 leva investidores a questionar por que deveriam comprar ações da empresa agora", disse o analista Marcus Sequeira do Deutsche Bank, em relatório.

Produção da Petrobras, no Brasil e no exterior, para 2016 é de 3,3 milhões de barris por dia FOTO: CID BARBOSA
Em relação à produção de óleo e LGN no Brasil, a expectativa da petroleira é de alcançar uma produção de 2,5 milhões barris por dia em 2016. O maior crescimento da produção é esperado para ocorrer a partir de 2014, com expectativa de crescimento entre 5% e 6% ao ano para o período 2014-2016. Para os anos de 2012 e 2013, a expectativa é de manutenção da produção em linha com o nível de 2011 (+/- 2%).
"A nova curva de produção está baseada na revisão da eficiência operacional dos sistemas em operação na Bacia de Campos e no cronograma de entrada de novas unidades ao longo do período do Plano. Estamos implantando o Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos e uma contribuição maior para a produção está prevista para ocorrer a partir de 2016, com a entrada de diversas novas unidades no pré-sal da Bacia de Santos e na área da Cessão Onerosa", informa a empresa.
Exterior em 2º plano
O Plano de Negócios 2012-2016 prevê que apenas 2,5% do investimento total de US$ 236,5 bilhões a ser feito pela empresa no período será para operações internacionais. O montante previsto para o exterior, de US$ 6 bilhões, corresponde a um desembolso médio de pouco mais de US$ 1 bilhão por ano até 2016.
No ano passado, essa participação já era pequena, de 5%. O valor a ser investido, de US$ 11,2 bilhões, contudo, era mais de 80% superior ao previsto no novo plano.
Estratégia
Os números reforçam a intenção da Petrobras de ter participação cada vez menos expressiva no mercado externo. Até 2016 a companhia prevê captar US$ 14,8 bilhões com a venda e reestruturação de ativos.
As operações de venda terão "foco" em ativos estrangeiros, conforme destacado pela própria estatal. O valor previsto de desinvestimentos entre 2012 e 2016 é superior à estimativa anunciada no ano passado para o período de 2011 a 2015, de US$ 13,6 bilhões.
Redução
2,5% dos investimentos da Petrobras ficarão com os projetos da empresa no exterior. No ano passado, essa participação era maior: 5% do total
Fonte: Diário do Nordeste
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...