javascript:; F Petróleo Infonet: 04/23/12

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Terminologia Offshore - LETRA R


Letra R

RABBIT - ROTO-TUBO - Roto-tubo para limpeza de tubulação. Semelhante ao pig (veja PIG), trata-se de um rotor bombeador através de uma tubulação para limpá-la ou testar para averiguar se há obstrução.
RACK - BERÇO - Estrutura para armazenamento de uso geral.
RADIOGRAPHY - RADIOGRAFIA - Estudo ou inspeção via radiografia (raio-X) de uma estrutura ou chapeamento.
RAKED BOW - PROA LANÇADA - Tipo de proa projetada acima da linha d’água utilizada por algumas embarcações de apoio marítimo.
RAMP BARGE - BALSA DE LANÇAMENTO - Tipo de balsa usada no lançamento de tubulações submarinas.
REAM - ALARGAMENTO - Alargar uma perfuração de menor diâmetro para colocação da coluna de revestimento ou ferramentas dentro do poço.
REAMER - ALARGADOR - Ferramenta munida de roletes serrilhados ou cortadores de expansão, utilizada para alargar o diâmetro de uma perfuração de poço.
RE-ENTRY - REENTRADA - Método utilizado na repetição da operação de exploração de um poço que está sendo estimulado.
RE-ENTRY SONAR - SONAR DE REENTRADA - Equipamento que permite o rastreamento submarino em operação de reentrada.
RE-INJECTION - REINJEÇÃO - Processo utilizado para reinjetar fluido na operação de perfuração.
REMOTE CONTROLLED VEHICLE (RCV) - VEÍCULO A CONTROLE REMOTO - Veículo de inspeção, trabalho e pesquisa não tripulado, geralmente operado via umbilical de uma plataforma ou de um navio de apoio.
RESERVOIR - RESERVATÓRIO - É uma formação rochosa porosa contendo óleo ou gás, que pode estar selada por uma rocha capeadora (veja CAP-ROCK).
RESERVOIR PRESSURE - PRESSÃO DO RESERVATÓRIO - Pressão natural do reservatório que pode ser ou não suficiente para que o fluido armazenado na formação possa fluir por um poço até a superfície.
RESISTIVITY LOG - PERFIL DE RESISTIVIDADE - Termo genérico para o registro da resistividade das rochas que circundam o poço, feito por diversos tipos de ferramentas.
RESOCKETING - RECONEXÃO - Recolocação do soquete de seções.
REVERSE CIRCULATION - REVERSÃO DA CIRCULAÇÃO - Procedimento adotado, sob circunstâncias especiais, onde o fluido circulante é bombeado para dentro do espaço anular entre a parede do poço e a tubulação de perfuração, retornando através do volume de perfurações.
RIG (DRILLING) - PLATAFORMA DE PERFURAÇÃO - É todo o conjunto (instalação) destinado à perfuração de um poço de petróleo.
RIG LEGS - PERNAS DA PLATAFORMA - É o termo empregado para plataformas auto-elevatórias. Nas semi-submersíveis são denominadas colunas.
RIG UP - APARELHAR - É a instalação do aparelho, ou instalação de perfuração e os equipamentos necessários para a perfuração de um poço.
RISER - COLUNA DE ASCENÇÃO - Tubulação larga de diâmetro aproximado de 406 mm que se estende desde o dispositivo de segurança contra “estouros” (veja BLOW OUT PREVENTER - BOP) no leito do mar, até embaixo do piso da torre de uma instalação semi-submersa.
RISER ANGLE INDICATOR - CLINÔMETRO DA COLUNA DE ASCENÇÃO - Indicador do ângulo de inclinação da coluna de ascenção em relação ao vertical absoluto.
ROCK BIT - BROCA CÔNICA - Broca de formato cônico colocada na extremidade inferior de uma coluna de perfuração para atacar (cortar) a formação sendo penetrada.
ROCK CUTTING - CORTE DE ROCHA - Perfuração em formação rochosa.
ROCK HOUND - CÃO FAREJADOR DE ROCHA - Apelido de um geólogo que atua na exploração de petróleo.
ROCKING - PULSAÇÃO DE PRESSÃO - Operação de pressurização e liberação de pressão em ciclos, para induzir um poço a fluir por si mesmo.
ROCK PRESSURE - PRESSÃO DE ROCHA - Pressão natural do fluido que preenche os espaços porosos de uma rocha exercida principalmente pela massa sólida sobrejacente ao ponto considerado.
ROD BACKOFF WHEEL - VOLANTE PARA DESCONEXÃO DE VARETAS - Dispositivo para desaparafusar as hastes ou varetas da bomba que se encheu de areia devendo o poço ser desmontado.
ROLLER - ROLO - Rolo para evitar atrito do cabo de aço no guia-cabo (veja SPOOLING GEAR).
ROLLER BIT - BROCA TIPO CÔNICA - Veja ROCK BIT.
ROPE SPEAR - LANÇA DE RECUPERAÇÃO - Ferramenta de pesca de objetos perdidos no poço, com rebarbas salientes, utilizada para recuperar-se um cabo de aço quebrado dentro do poço.
ROTARY BUSHING - REVESTIDOR DE AÇO - Pesado revestidor de aço que é colocado na abertura da mesa rotativa (plataforma giratória) para acomodar o conjunto motriz do kelly (veja KELLY) ou as cunhas serrilhadas (veja SLIPS).
ROTARY TABLE - MESA ROTATIVA / PLATAFORMA GIRATÓRIA - Mesa rotativa (plataforma giratória) situada no centro do piso da torre. Sua função é a de sustentar o peso de qualquer tubulação ou revestimento colocado na perfuração, proporcionando também movimento giratório (ou relativo) à esta coluna, através do kelly (veja KELLY).
ROUND TRIP - VIAGEM REDONDA DA COLUNA - Operação de retirada da coluna de perfuração do poço, mudança da broca ou ferramentas e recolocação no fundo.
RUDDER PROPELLER - LEME-PROPULSOR - Conhecido como hélice azimutal ou propulsor azimutal (veja AZIMUTHAL THRUSTER).
RUN IN - DESCIDA - Operação de colocação de tubulação de perfuração ou revestimento em um poço.
RUNNING SAND - AREIA EM SUSPENSÃO - Grãos de areia suspensos em água, ou petróleo, que podem causar complicações durante a perfuração de um poço.
ROYALTY - DIREITOS SOBRE POSSE - Valor pago pelo arrendador da propriedade ao dono, baseado em certo percentual da produção bruta retirada desta mesma propriedade.
Leia mais...

Oil Spill at Bashneft-Lukoil Trebs Arctic Venture



MOSCOW - An oil spill in the Russian Arctic affected an area of up to 8,000 square meters after workers tried to open an old well, causing oil to gush uncontrollably for 37 hours, officials said Monday.
The spill at the Trebs field started Friday and continued through the weekend, spurting out up to 500 metric tons of oil a day, the Nenets autonomous district administration said on its website Monday.
The oil well was in the area operated by a joint venture between Russian companies Lukoil Holdings and Bashneft, which received the license to work on the northern Trebs field last year.
The accident was most likely caused by breakage of an old well's corroded plug when workers attempted to operate it, said Viktor Ivkin, head of the Nenetsky autonomous district emergency ministry branch.
Workers managed to stop the fountain of oil Sunday morning, and work was under way to construct a storage facility for the spilled oil, he said.
Source: RIGZONE
Leia mais...

Demanda de Profissionais na Indústria de Petróleo



Dia do Petróleo é um evento realizado mensalmente pelo Capítulo Estudantil SPE PUC-Rio. O evento tem o objetivo de trazer uma palestra de interesse para os estudantes que almejam desenvolver suas carreiras na indústria do petróleo.

O diretor da Radix Engenharia, Luiz Eduardo Rubião, estará na PUC-Rio para falar sobre a demanda de profissionais na indústria de petróleo.

Tema: Demanda de Profissionais na Indústria de Petróleo
Data: 24/04 às 16horas
Local: Auditório Padre Anchieta - PUC-Rio (Campus Gávea)

Não é necessário realizar inscrição e a palestra é aberta para alunos de outras universidades. A palestra contará como atividade complementar.

Leia mais...

Petrobras instala primeiro sistema de completação inteligente no pré-sal



No último mês, a Petrobras instalou o primeiro sistema de completação inteligente em um poço no pré-sal, o que permite monitorar, em tempo real, os dados de produção. A operação foi realizada no sistema de produção do projeto-piloto do campo de Lula, na Bacia de Santos. 
“Completação” é o conjunto de trabalhos necessários para deixar um poço pronto para produzir óleo ou gás. Com essa nova tecnologia será possível fazer o acompanhamento do desempenho de poços por meio de válvulas e sensores alojados na coluna de produção, controlados remotamente desde a plataforma.
A completação inteligente é um processo de completação de um poço em que se controla a produção de petróleo de cada zona, o que permite otimizar a produção de acordo com a necessidade do engenheiro, viabilizando maior recuperação do óleo existente num reservatório.
Os dados monitorados em tempo real podem ser consultados em qualquer computador interligado ao painel de controle da plataforma. Com informações imediatas sobre pressão, temperatura e vazão em cada zona de produção do poço, o engenheiro de reservatórios pode, por exemplo, controlar a abertura de cada válvula e reduzir uma produção indesejada de água ou gás no poço monitorado.
Por terem alto custo de instalação, os sistemas de completação inteligente são instalados em poços de grande produtividade. Como os equipamentos utilizados nesses sistemas são tecnologicamente mais sofisticados do que nos sistemas de completação convencionais, sua instalação exige um projeto criterioso de instalação para que operem adequadamente por longos períodos e evitem custos adicionais de sondas para reparos.
Devido ao crescimento do número de poços previstos para produzir em mais de uma zona, especialmente no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, a perspectiva é de que a Petrobras amplie o uso desses sistemas nos próximos anos.
Fonte: Petrobras
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...