javascript:; F Petróleo Infonet: 04/12/12

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nova descoberta no pré-sal da Bacia de Santos


A Petrobras comunica a descoberta de uma nova acumulação de petróleo de boa qualidade no poço 1-RJS-689A (1-BRSA-925A RJS), localizado ao norte do campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.
O novo poço, informalmente chamado de Dolomita Sul, está localizado em profundidade de água de 1747m, a 177 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, no Bloco BM-S-42. A Petrobras é a única concessionária desse bloco.
Essa descoberta confirma o potencial da região do pré-sal, fora dos limites das primeiras descobertas (área conhecida como cluster) da Bacia de Santos.
O poço, ainda em perfuração, busca também outros objetivos mais profundos. Após o término da perfuração, a Petrobras irá avaliar a produtividade desses reservatórios por meio de testes de formação.
A descoberta foi comprovada por amostragem de petróleo, em reservatórios em camadas pré-sal, situados a cerca de 5.660m de profundidade.
Fonte: Agência Petrobras
Leia mais...

Chevron retomará exploração de petróleo no Campo de Frade



A Chevron irá retomar a exploração de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ) assim que terminar um estudo detalhado da área. As operações no local foram suspensas pela empresa depois de vazamento de óleo em novembro do ano passado.

“Estamos estudando todo o campo para entender os detalhes e retomar as operações”, disse o diretor de assuntos corporativos da empresa, Rafael Williamson.

No acidente de novembro, cerca de 2,4 mil barris de petróleo vazaram na Bacia de Campos. Em março deste ano, na tentativa de restabelecer as atividades no local, a Chevron registrou outro vazamento, preocupando os órgãos ambientais. A empresa pode pagar indenizações que, somadas, podem chegar a R$ 20 bilhões.

O valor é considerado abusivo pela empresa. “As ações legais estão fora de proporção. O óleo nunca chegou ao litoral brasileiro, não houve ameça à atividade humana e as providências foram tomadas”, afirmou Williamson.

Na quarta-feira (11), a Justiça negou pedido do Ministério Público para que a empresa suspendesse definitivamente as operações no Brasil. “A nossa suspensão é temporária, até que se concluam os estudos”, explicou o diretor da Chevron.


Fonte: TN Petróleo
Leia mais...

Terminologia Offshore - LETRA L


Letra L

LAND (CASING) - COLOCAÇÃO FINAL - Situação em que uma coluna de revestimento é suspensa ou aparafusada na sua posição final.
LANDING JOINT - UNIÃO SUPERIOR - É a união superior de uma coluna de revestimento, por cimento, à sua posição final, englobando o cabeçote de cimento (veja CEMENT HEAD). Após o bombeamento e secagem do cimento pastoso dentro do poço, a união é retirada, deixando a coluna de revestimento cimentada na sua posição final.
LAP - REVESTIMENTO SOBREPOSTO - Termo aplicado a um intervalo num poço revestido onde o topo do revestimento é sobreposto à extremidade inferior da coluna de revestimento (over lap).
LATCH ON - AMARRAÇÃO - É a amarração dos elevadores (veja ELEVATOR) à coluna de perfuração.
LATEROLOG - LATEROPERFIL - Registro da resistividade das rochas, e dos fluidos nelas contidos, com uma ferramenta que utiliza correntes elétricas focalizadas.
LAY - ALÇA / MÃO - Tipo de acabamento de um cabo (aço ou fibra) apropriado para conexão e/ou encaixe (encapeladura).
LAY BARGE - BALSA PARA LANÇAMENTO DE TUBOS - Veja PIPE-LAYING BARGE.
LAZY BENCH - BANCO DE MADEIRA - Banco de madeira no escritório do perfurador, também chamado de “banco da preguiça”.
LEAD TONG - CHAVE DE GRIFO - É uma chave de grifo, enorme e de construção especial, que fica suspensa na torre e é operada por cabo do tambor do guincho (veja CATHEAD) para a colocação ou retirada de seções de tubulação da coluna de perfuração.
LEASE - CONTRATO DE ARRENDAMENTO - Documento legal entre o dono das terras e o arrendador, que permite a prospecção e a exploração da propriedade para a extração de minérios e outros produtos petrolíferos.
LEG - PERNA - Termo genérico para designar as estruturas de sustentação de uma plataforma (ou coluna).
LIFE RAFT - BALSA INFLÁVEL - Cápsula de fibra de vidro contendo uma balsa inflável por cilindro de CO2 em caso de emergência, usada para as fainas de abandono.
LIME-BASE MUD - LAMA A BASE DE LIMO - Fluido circulante a base de limo.
LINER - REVESTIMENTO VEDADOR - É uma seção de revestimento colocada na área de produção de um poço para proteger a face da formação e evitar que areia ou entulhos entrem neste mesmo poço.
LINER COMPLETION - CONCLUSÃO DO REVESTIMENTO - É a colocação de uma coluna de revestimento perfurada para sustentação das paredes de uma formação não consolidada.
LINER HANGER - SUPORTE DE REVESTIMENTO - É um conjunto montado com cunhas de dentes cambiáveis (veja SLIPS) e vedadores (veja PACKER), usado para sustentação de um revestimento na seção inferior da coluna de revestimento de produção.
LINKED RUDDERS - LEMES COMBINADOS - Também chamados de “lemes gêmeos”. Situação dos lemes em manobra quando ambos, normalmente dois, trabalham com os mesmos movimentos.
LITHODENSITY LOG - PERFIL DE LITODENSIDADE - Registro da densidade total e da seção de absorção fotoelétrica (Pe) das rochas que compõem as paredes do poço feito por uma ferramenta composta por uma fonte de raios gama e dois detetores.
LIVE OIL - PETRÓLEO CONTAMINADO - Petróleo que contém gás.
LIZARD - PENDENTE DE SEGURANÇA - Pendente de cabo sintético ou de aço com um sapatilho no chicote livre. Usado como uma guia ou para a amarração de uma boça.
LOADING BUOY - BÓIA DE CARGA - Monobóia (veja MONOBUOY) de fundeio simples, geralmente com bóia-mola (veja SPRING-BUOY).
LOCATION - LOCAÇÃO - Local onde um poço deve ser perfurado. Chamado também de canteiro.
LOG - PERFIL - Registro contendo uma ou mais curvas que refletem propriedades das rochas que circundam o poço, ou características deste (fluido, cimento, revestimento, rocha, etc.). Veja WELL LOG.
LOG - OPERAÇÃO DE PERFILAGEM - Operação feita com uma ferramenta, ou conjunto delas, descidas no poço para registro de um ou mais perfis.
LOG (DRILLING) - REGISTRO DE PERFURAÇÃO - Registro das operações de perfuração anotadas pelo perfurador de cada turno.
LOGGING (MUD) - REGISTRO DA LAMA - Essa operação proporciona um exame contínuo da lama circulante no poço, para possíveis evidências da presença de petróleo ou gás da formação perfurada.
LOSE RETURN - CIRCULAÇÃO PERDIDA - Interrupção da circulação de fluido circulante, pela entrada do mesmo em uma formação porosa (ladra - thief formation), ao invés de retornar à superfície.
LOWER HULL - FLUTUANTES - Veja FLOATER.
LUBRICATOR - LUBRIFICADOR - É um recipiente especial, de forma cilíndrica, munido de válvulas que facilitam a colocação, no poço e sob pressão, de ferramentas guiadas por cabos, ou a injeção de lama e outros fluidos, sob condições de pressões semelhantes.
Leia mais...

Technip Scores Subsea Work for Wheatstone Proj.



Technip has been awarded a subsea contract by Chevron Australia Pty Ltd for the Wheatstone Project, one of Australia's largest resource projects. The contract, valued at approximately $322 million (EUR 245 million), covers the development of the Wheatstone and Iago fields, located in the Carnarvon Basin, offshore North Western Australia.
This contract includes:
  • project management, design, fabrication and installation of subsea isolation valve, production tee protection structures, spools and jumpers,
  • transport and installation of manifold, foundation structures and pipeline termination structures,
  • supply and installation of 25 miles (41 kilometers) of umbilicals.
Technip's operating center in Perth, Australia will manage the overall project, with engineering to commence immediately. Vessels from the Technip fleet will be used for the offshore campaign, including the Deep Orient and Global 1201, with completion scheduled in 2015.
The contract is expected to create a significant number of West Australian jobs, including in the Pilbara region.
The Chevron-operated Wheatstone Project is located at Ashburton North, 7 miles (12 kilometers) west of Onslow in Western Australia. It is a joint venture between the Australian subsidiaries of Chevron, Apache, Kuwait Foreign Petroleum Exploration Company, Shell and Kyushu Electric Power Company. The initial phase of the project will consist of two liquefied natural gas trains with a combined capacity of 8.9 million tonne per annum and a domestic gas plant.
Source: RIGZONE
Leia mais...

OGX já é a quinta maior produtora de petróleo do Brasil



Média de produção do primeiro poço em atividade foi de 11,1 mil barris/dia durante o primeiro mês de operação
​Pouco mais de dois meses após o início da produção em Waimea, na Bacia de Campos, a OGX já é apontada como a quinta maior produtora de petróleo do Brasil e primeira entre as companhias privadas nacionais, segundo o Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural de fevereiro, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 
Durante o primeiro mês do Teste de Longa Duração (TLD) em Waimea, a média de produção no primeiro poço em atividade foi de 11,1 mil barris por dia, volume considerado excelente para uma planta em início de funcionamento. O ranking de produção por operador revela que a produção total da companhia chegou 11,6 mil barris por dia, incluindo o gás natural extraído e utilizado na própria planta. Nos próximos meses, a companhia espera conectar novos poços produtores, alcançando níveis de produção entre 40 e 50 mil barris/dia até o fim de 2012.
Fonte : EBX
Leia mais...

OGX confirma presença de óleo leve na acumulação de Natal (OGX-74)



O teste de formação realizado no poço 3-OGX-74-SPS, o primeiro de extensão da acumulação de Natal (1-OGX-11D-SPS), no bloco BM-S-59 da Bacia de Santos, comprovou a presença de óleo leve de 38º API, enquanto no poço pioneiro, OGX-11D, havia sido verificada a existência de gás e condensado.

“A comprovação da existência de óleo leve em reservatórios areníticos do santoniano corroboram as nossas expectativas iniciais em relação ao grande potencial de acumulações de óleo em nossos blocos na Bacia de Santos”, comentou Paulo Mendonça, diretor geral e de Exploração da OGX.

O poço OGX-74 foi perfurado até a profundidade de 4.439 metros e, juntamente com os poços pioneiros, OGX-11D e OGX-47, farão parte de um Plano de Avaliação de Descoberta (PAD), que delimitará as acumulações dos arenitos de idade santoniana, no bloco BM-S-59.

O poço OGX-74 está localizado a 115 km da costa do estado de São Paulo, em lâmina d´água de aproximadamente 196 metros, e foi perfurado a cerca de 4 km de distância do poço OGX-11D.

Fonte: TN Petróleo
Leia mais...

VIDEO - ASPECTOS TÉCNICOS DA PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS(PARTE III DE VII) ...


Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...