javascript:; F Petróleo Infonet: 04/10/12

terça-feira, 10 de abril de 2012

VIDEO - ASPECTOS TÉCNICOS DA PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS(PARTE II DE VII)


Leia mais...

Obama diz que o país pretende ser comprador do petróleo do pré-sal



Washington (EUA) — Os Estados Unidos vão direcionar a bussóla comercial com o Brasil nos próximos anos para a área de energia. O presidente norte-americano, Barack Obama, concentrou a maior parte de seu discurso de segunda-feira (09/04), nesse tema, especialmente em um momento em que o petróleo dispara em meio à queda da demanda. “Temos muitas oportunidades de cooperação na área de energia. O Brasil tem rios extraordinários e uma infinidade de reservas naturais. Vamos fazer um trabalho muito grande de cooperação na área energética”, destacou Obama no discurso ao lado da presidente Dilma Rousseff na Casa Branca.
Os dois discutiram os progressos do acordo na área de energia firmado em março na visita de Obama ao país. “O Brasil é um líder incontestável em termos de biocombustíveis e também é um ator mundial na questão de gás e petróleo. Os EUA esperam não ser apenas um grande freguês, mas também queremos cooperar de forma muito ampla no setor energético”, afirmou.
Obama diz que o país pretende ser comprador do petróleo do pré-salWashington (EUA) — Os Estados Unidos vão direcionar a bussóla comercial com o Brasil nos próximos anos para a área de energia. O presidente norte-americano, Barack Obama, concentrou a maior parte de seu discurso de ontem nesse tema, especialmente em um momento em que o petróleo dispara em meio à queda da demanda. “Temos muitas oportunidades de cooperação na área de energia. O Brasil tem rios extraordinários e uma infinidade de reservas naturais. Vamos fazer um trabalho muito grande de cooperação na área energética”, destacou Obama no discurso ao lado da presidente Dilma Rousseff na Casa Branca.
Os dois discutiram os progressos do acordo na área de energia firmado em março na visita de Obama ao país. “O Brasil é um líder incontestável em termos de biocombustíveis e também é um ator mundial na questão de gás e petróleo. Os EUA esperam não ser apenas um grande freguês, mas também queremos cooperar de forma muito ampla no setor energético”, afirmou.

Fonte: O Rio Branco
Leia mais...

Indústria do petróleo está de olho em engenheiros químicos


São Paulo – O aquecimento da indústria de petróleo e gás puxa demanda por profissionais formados em engenharia química. E faltam profissionais que tenham uma visão global do negócio como um todo.
“Desde a perfuração dos poços de petróleo até o trabalho nas refinarias, as funções dos engenheiros químicos se dividem em elaborar fluídos para estabilizar as condições da perfuração, criar meios para tratar o petróleo durante a produção e acompanhar todos os procedimentos de refinamento do produto final”, enumera Denise Retamal, diretora-executiva da RHIO’S Recursos Humanos, especializada em recrutamento para o setor de óleo e gás.
Por atuar em todos as etapas de produção, o engenheiro químico que atua no setor precisa ter conhecimentos em administração e logística, além de geologia. “Ele deve entender o comportamento da matéria prima para desenvolver novas metodologias de extração e produção”, diz a especialista.
Inglês fluente e domínio de ferramentas de programação também são novas exigências do setor. “Ele precisa entender de linguagem de programação para ajudar no desenvolvimento de softwares específicos para a área”, afirma Denise.
Fonte: Exame por (Talita Abrantes)
Leia mais...

ANP: há boas chances de descobrir petróleo e gás no Norte e no Nordeste





O Norte e Nordeste do Brasil podem se tornar grandes produtores de petróleo e gás natural, de acordo com a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard. Ela esteve no Senado na terça-feira (10/04) para apresentar ao presidente José Sarney as perspectivas de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil nas áreas não licitadas.
Segundo ela, são boas as perspectivas de descobrir gás no interior do país. "Estamos muito otimistas em relação ao potencial exploratório do Brasil e achamos que esse potencial vai muito além do pré-sal. O país tem espaço para exploração e produção de petróleo e gás natural também no seu interior, nos estados do Nordeste e também nessa margem equatorial que vai do Rio Grande do Norte até o Amapá", disse a diretora.
Segundo Magda Chambriard, as informações fazem parte de estudo geológico e geofísico elaborado pela ANP. Ela também assinalou que recentes descobertas de reservas de petróleo na costa da Guiana Francesa reforçam a esperança de novas descobertas no litoral brasileiro.
Chevron
Questionada sobre as conclusões da Agência Nacional do Petróleo no episódio dos vazamentos ocorridos no Campo do Frade, na Bacia de Campos (RJ), em novembro de 2011, Magda Chambriard confirmou que o relatório elaborado pela ANP aponta irregularidades cometidas pela empresa nas atividades de exploração de petróleo na região.
A diretora, no entanto, não especificou as irregularidades apontadas para não prejudicar o processo administrativo.
"Sem dúvida nenhuma a Chevron deu causa a esse acidente. As nuances dessa causa preferimos divulgar depois. Está em fase de contraditório, de ampla defesa", disse.
Sobre o segundo vazamento, ocorrido em março, na mesma região, a diretora da ANP explicou que a iinvestigação ainda não foi concluída pela ANP, mas afirmou que a hipótese mais provável é de que o episódio tenha relação com o primeiro vazamento.

Fonte: Jornal do Brasil
Leia mais...

Terminologia Offshore - LETRA K


Letra K

KEEL COOLER - RESFRIADOR DE QUILHA - Sistema de resfriamento da água usada na refrigeração dos motores principais de uma embarcação, estanque, por meio de serpentina no fundo do casco submerso.
KELLY / GRIEF STEM - CONJUNTO DE LIGAÇÃO DA COLUNA DE PERFURAÇÃO AO TORNEL - É uma seção de tubulação, quadrada ou hexagonal, de aproximadamente 10,7 m de comprimento, aparafusada na parte superior de uma coluna de perfuração, por sua vez sustentada pelo tornel (veja SWIVEL) suspenso pelo gancho principal do moitão móvel.
KELLY BUSHING - CONJUNTO MOTRIZ DA UNIÃO - É um conjunto motriz que transmite movimento giratório ao kelly (veja KELLY) da mesa rotativa (plataforma giratória) e também permite ao kelly ser abaixado ou elevado no seu comprimento total, tanto em movimento ou parado.
KELLY COCK - TORNEIRA DE EMERGÊNCIA - É uma torneira colocada no topo do kelly (veja KELLY) e do tornel, para proporcionar meio de estancar qualquer fluxo de fluido do poço, através da coluna de perfuração, durante situação de emergência.
KENTER JOINING SHACKLE (kenter link) - ELO “KENTER” - Tipo de elo usado para a união de dois comprimentos de amarra.
KEY SEAT - RANHURA - É uma ranhura na parede do poço que pode causar dificuldades na retirada da coluna, pelo fato de uma broca ou ferramenta ficar presa à esta.
KICK - JATO DE GÁS - Jato descontrolado de gás para a atmosfera sem ignição.
KILLING A WELL - PARALISAÇÃO DO POÇO - É a operação de se controlar um poço que se encontra fora de controle, ou de se encher de lama o poço inteiro para controlar a pressão do reservatório.
KNOWLEDGE BOX - CAIXA DE SABEDORIA - Escrivaninha no escritório do perfurador no piso da plataforma.
KNUCKLE JOINT - JUNTA DE ARTICULAÇÃO - É uma ferramenta para perfuração direcional, colocada na coluna de perfuração e controlada por pressão hidráulica da circulação de lama, para armar a broca ou ferramenta, a um determinado ângulo dentro do poço.
KORT NOZZLE - TUBO “KORT” - Tubulão que envolve o hélice para direcionar sua corrente de descarga. Foi desenvolvido para melhorar a tração, fazendo-o em até 30%.
Leia mais...

Espírito Santo vai ganhar porto privado


O Porto de Rotterdam e o grupo Terminal Presidente Kennedy (TPK) assinaram em Vitória um protocolo de intenções com o governo do Espírito Santo e o município de Presidente Kennedy para a construção de um porto privado. Segundo informações do Porto de Rotterdam, o Porto Central será construído na região que abrange o sul do Estado do ES e o norte de São Paulo e do Rio de Janeiro por meio e uma joint venture e poderá abranger uma área de 1.500 hectares.
O porto industrial terá como foco o setor de petróleo e gás, mas também atenderá as outras áreas como, por exemplo, a de mineração e cargas em geral. O projeto já está em fase de licenciamento ambiental e a primeira delas deve ficar pronta em 2016. Até junho o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental estará concluído. O porto terá três profundidades distintas e permitirá o atracamento de navios de até 20 metros de calado.
A TPK foi criada especificamente para o desenvolvimento do projeto e tem como sócios as holdings RV e FIABE, ligadas ao grupo Polimix Concreto, e a Nova K Logística. A empresa é formada por executivos brasileiros com experiência em mineração e indústrias offshore. O Porto de Rotterdam, por sua vez, entra no projeto com seu conhecimento no campo de gerenciamento de portos.

Fonte: Agência Estado
Leia mais...

RJ e ES não aceitam mudar regra de royalties sobre parcela já licitada


Os representantes das bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo no grupo de trabalho criado pela Câmara para analisar a partilha dos royalties do petróleo (PL 2562/11, do Senado) anunciaram que não vão aceitar mudanças de regras em relação ao que já foi licitado para exploração de petróleo. Segundo eles, isso poderia ferir a segurança jurídica dos contratos.
Na reunião, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) disse que essa proposta é “desrespeitosa” porque, nesse caso, só sobrariam para os estados não produtores cerca de 70% do pré-sal, com um volume muito menor de recursos. Ele lembrou que todo o pós-sal e 28% do pré-sal já estão licitados. “Se é assim, não tem acordo”, disse Castro.
O relator do grupo de trabalho, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), ainda espera construir um parecer de consenso neste mês. Após se reunir com o presidente Marco Maia, Zarattini disse que a previsão é de que o PL 2562/11 seja votado em maio no Plenário, após o Código Florestal (PL 1876/99).
Fonte: Agência Câmara dos Deputados
Leia mais...

Terceira Palestra de 2012 - Ciclo de Palestras do Capítulo SPE/UFRJ!

Você tem vontade de trabalhar na Indústria do Petróleo? Você tem perguntas que ninguém responde? Venha tirar suas dúvidas sobre salários, plano de carreira, vida embarcado, multidisciplinaridade do setor e esclarecer mitos e verdades de nossa indústria.


Leia mais...

Petrobras confirma extensão de descoberta na Bacia de Santos




1e1de77bf329f55813dd22e36bbf3b84


A conclusão da perfuração do poço exploratório de extensão 3-BRSA-1032-RJS (3-RJS-697), localizado na área do plano de avaliação de Iara, no pré-sal da Bacia de Santos, comprovou petróleo de boa qualidade - entre 21º e 26º API - em reservatórios carbonáticos, situados a partir de 5.430 metros de profundidade. O resultado confirma o elevado potencial dos reservatórios do pré-sal nesta área.

O poço está localizado a 223 km da costa do Rio de Janeiro, a cerca de 9 km do poço pioneiro descobridor, em profundidade de água de 2.150 metros. Informalmente conhecido como Iara Oeste, o poço é o terceiro perfurado na área do plano de avaliação da descoberta do 1-BRSA-618 (Iara) e atingiu a profundidade final de 6.050 metros.

De acordo com a nota da Petrobras, o consórcio dará continuidade às atividades previstas pelo plano de avaliação aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), incluindo testes de formação para avaliação da produtividade desse reservatório.

A Petrobras é a operadora do consórcio (65%), em parceria com a BG Group (25%) e Petrogal Brasil/Galp Energia (10%).

Fonte: Agência Petrobras
Leia mais...

ANP informa sobre vazamento no Campo de Roncador




A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) lançou uma nota na noite de segunda-feira (9) informando que, no domingo (8), tomou conhecimento sobre o vazamento de gotículas de óleo a partir do solo marinho do Campo de Roncador, operado pela Petrobras. Roncador é vizinho do Campo de Frade, operado pela Chevron, onde ocorreu um blowout em novembro de 2011.

De acordo com as informações, o ponto do vazamento foi localizado a partir de inspeções submarinas com ROVs (Remotely Operated Vehicles), e está situado a cerca de 500 metros da fronteira com o Campo de Frade. Até o momento, não há identificação de mancha na superfície do mar.

Foram coletadas amostras do óleo do Campo de Roncador, com o objetivo de identificar a origem do vazamento. Os resultados devem ser obtidos em até 48 horas.

A ANP seguirá acompanhando estreitamente o incidente e manterá a sociedade informada sobre os seus desdobramentos.

Fonte: TN Petróleo
Leia mais...

Santos Basin Extension Well a Success for Petrobras



Petrobras announced Monday it has completed drilling extension exploratory well 3-BRSA-1032-RJS (3-RJS-697), located in the Iara Evaluation Area, in the pre-salt of Santos Basin.
The well is 139 miles (223 kilometers) off the coast of Rio de Janeiro, some 6 miles (9 kilometers) from the discovery well, at a water depth of 7,054 feet (2,150 meters).

The well, informally known as Iara Oeste, is the third well drilled in the Discovery Evaluation Plan 1-BRSA-618 (Iara) and reached the total depth of 19,849 feet (6,050 meters).

The result was confirmed through good quality oil samples ranging from 21º and 26º API in carbonate reservoirs of the pre-salt, as of 17,815 feet (5,430 meters) in depth, demonstrate the high potential of the pre-salt reservoirs of this area.

The consortium will advance the activities set forth in the Evaluation Plan approved by the National Petroleum, Natural Gas and Biofuels Agency (ANP), including formation tests to evaluate the productivity of the reservoir.

Petrobras is the operator of the consortium (65%), in partnership with BG Group (25%) and Galp Energia (10%).

Santos Basin Extension Well a Success for Petrobras
SubseaIQ provides focused, in-depth coverage of offshore field development activities around the world, with daily updates on hundreds of offshore fields and facilities.
Leia mais...

HRT conclui teste de formação no poço 1-HRT-5-AM na Bacia do Solimões



A HRT anunciou nesta terça-feira (10) que os testes de formação do poço 1-HRT-5-AM, no bloco SOL-T-192, na Bacia do Solimões, foram concluídos. De acordo com a companhia, que explora a região conjuntamente com a TNK-Brasil, foram observadas excepcionais características de fluxo em poço vertical, atingindo uma produção de 370 mil metros cúbicos (13,1 milhões de pés cúbicos) de gás natural por dia, em abertura de 40/64".

"Este resultado confirmou nossas expectativas. O poço perfurou uma estrutura ainda não explorada abrindo um novo trend produtor de gás natural na Bacia do Solimões. Acreditamos que esta estrutura tem potencial de vazão de 2 milhões de metros cúbicos (70,7 milhões de pés cúbicos) de gás natural por dia quando atingir sua fase de desenvolvimento." comentou Milton Franke, diretor presidente da HRT O&G.

O poço 1-HRT-5-AM está localizado no bloco SOL-T-192, cerca de 20 km sul Província Petrolífera de Juruá. A HRT O&G detém 55% de participação neste bloco e a TNK-Brasil detém os 45% restantes.

Fonte: TN Petróleo
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...