javascript:; F Petróleo Infonet: 03/24/12

sábado, 24 de março de 2012

Terminologia Offshore - LETRA E



Letra E
ECHOSOUNDER - ECOSONDA - Equipamento utilizado para medir profundidades através de ultra-som.
ECONOMIC ZONE - ZONA ECONÔMICA - Região de rentabilidade econômica para a exploração de petróleo.
EDGE WATER - ÁGUA DE BORDA - Água na formação no limite exterior de um reservatório de petróleo que, em dadas circunstâncias, proporciona força hidráulica suficiente para produção do campo. Essa situação é comum em formações de calcário, como as encontradas nos grandes campos petrolíferos do Oriente Médio.
ELECTRIC LOG - PERFIL ELÉTRICO - Termo genérico utilizado para caracterizar todos os perfis sem especificar o tipo. Veja WELL LOG.
ELECTROMAGNETIC PROPAGATION LOG - PERFIL DE PROPAGAÇÃO ELETROMAGNÉTICA - Registro do tempo de propagação e atenuação de uma onda eletromagnética nas rochas próximas ao poço. Feito por uma ferramenta composta por dois transmissores e dois receptores.
ELEVATOR - ELEVADOR - Dispositivo de içamento com portas e dobradiças e uma fechadura de ação rápida, que está suspenso por articulações compridas abaixo do moitão móvel e gancho, que na posição fechado, se acomoda ao redor da tubulação para manipular a operação de abaixar ou elevar as colunas de perfuração ou revestimento.
ELEVATOR LINKS - ARTICULAÇÕES DO ELEVADOR - Articulações de aço, compridas, que ligam os elevadores ao gancho principal.
EMBOLISM - EMBOLISMO - Situação fatal criada quando há o retorno à superfície do mergulhador sem a necessária descompressão.
END LINK - ELO FINAL - Elo tipo olhal, sem reforço interno (malhete), usado na formação do chicote da amarra.
ENDLESS TUBING - TUBULAÇÃO ABERTA - Diz-se da tubulação momentaneamente sem os acessórios nas extremidades.
ENLARGED LINK - ELO ALARGADO - Elo especial para receber partes de diâmetro no máximo igual ao seu. Empregado no acabamento da amarra.
ETHANE - ETANO - Hidrocarboneto insaturado, parafinado, gasoso, incolor, insolúvel em água. Fórm. (C2H6). Ocorre em gás natural e é obtido como subproduto no cracking de petróleo, usado principalmente como combustível ou como fonte de etileno, por desidrogenação.
ETHYL BENZENE - ETIL BENZENO - Hidrocarboneto líquido (C6H5), composto comumente de benzeno e etileno, usado sobretudo na preparação do estireno.
ETHYLENE / ETHENE - ETILENO / ETENO - Hidrocarboneto olefínico, saturado, gasoso, incolor, inflamável. Fórm. (C2H4), comumente obtido por pirólise de hidrocarbonetos de petróleo, e, encontrado no gás de hulha. Usado na síntese orgânica de álcool etílico, polietileno e estireno, além de outros compostos.
EVEN TIME - REGIME DE ROTAÇÃO - Regime no qual a mesa rotativa trabalha.
EXPLOITACION WELL - POÇO DE EXPLOTAÇÃO - É um poço perfurado para explorar o potencial de um campo de petróleo. Um número determinado desses poços é perfurado após a descoberta do campo.
EYED BLANK FLANGE - FLANGE CEGO COM OLHAL - É colocado na extremidade do mangote de produção para ser conectado a uma bóia de arinque.
EYE SOCKET - SOQUETE FECHADO - Tipo de soquete que tem sua conexão feita por manilha alheia ao sistema.
Leia mais...

No Rio, satélites podem ajudar a monitorar exploração de petróleo



RIO - O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, defenderam na sexta-feira (23/04), o uso de satélites para monitoramento das áreas de exploração de petróleo em alto mar, e aperfeiçoar a fiscalização de acidentes. Durante reunião na sede da Agência Nacional do Petróleo, Minc sugeriu ações preventivas para se evitar novos vazamentos de óleo nas atividades de exploração petrolífera.
De acordo com o secretário, Magda Chambriard disse acreditar que a ANP possa ser autorizada a compartilhar o primeiro satélite nacional do sistema de defesa brasileiro para suas ações de monitoramento. Segundo a diretora-geral da ANP, parte das medidas sugeridas são de competência do Ibama, como a disponibilização na internet de dados sobre os estudos geológicos realizados na área a ser explorada. Também foi discutida a disponibilização no site do órgão de informações sobre o perfil técnico dos profissionais e dos equipamentos utilizados em um eventual acidente.
Minc e Magda defenderam a capacidade da Petrobras para explorar, com segurança, as camadas de petróleo no pré-sal:
- Nós temos sim condições para operar no pré-sal, mas temos que ampliar e aperfeiçoar a nossa capacidade de monitoramento de controle das operações e de fiscalização. Queremos o monitoramento por satélite, e fico contente de que a diretora-geral da ANP tenha concordado com essa sugestão - afirmou Minc, após a reunião.
Fonte: Yahoo Notícias
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...