javascript:; F Petróleo Infonet: 03/03/12

sábado, 3 de março de 2012

Estatísticas/Gráficos - Indústria do Petróleo


Leia mais...

Petrobras inicia produção em águas dos EUA

Petrobras inicia produção em águas dos EUA


Exploração de petróleo está acontecendo em águas ultraprofundas localizadas no Golfo do México.
A Petrobras informou, em nota, que iniciou a produção do Campo de Cascade, na costa americana do Golfo do México. O poço, chamado de Cascade 4, está localizado a uma profundidade de 2.500 metros e é considerado de águas ultraprofundas.
De acordo com a estatal, o navio-plataforma (FPSO) BW Pioneer é o primeiro desse tipo (FPSO) a produzir óleo na região. O BW Pioneer tem capacidade de processar 80 mil barris de petróleo e 500 mil metros cúbicos de gás por dia. A capacidade de estocagem é 500 mil barris.
Ainda segundo a Petrobras, a plataforma é pioneira na região, no que se refere às tecnologias utilizadas. O poço está conectado ao navio por linhas submarinas e risers (tubos que levam o óleo do poço ao navio) autossustentáveis. O petróleo é levado ao continente por meio de navios, e o gás, por meio de dutos. O Campo de Cascade fica a 250 quilômetros da costa do estado norte-americano da Louisiana.
Fonte: Agência Brasil por (Vitor Abdala)
Leia mais...

Setor Petrolífero discute Regimes Aduaneiros




Foi realizado nesta sexta-feira, no Centro de Treinamento do NN (CTNN) o curso Regimes Aduaneiros Especiais aplicados à indústria de petróleo e gás. Ministrado pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Pedro Thiago, o treinamento contou com a presença de 22 profissionais de diferentes empresas que atuam no setor petrolífero, entre elas a Queiroz Galvão, Schlumberger e Saipem.
“O repetro é o regime aduaneiro especial que beneficia bens empregados na atividade de exploração e produção de petróleo. Possibilita a exportação ou importação desses bens com a suspensão do pagamento de tributos”, explica o auditor. Segundo ele, trata-se de um regime muito utilizado pelas empresas que prestam serviços às concessionárias da ANP. Para o especialista de Planejamento e Controle da Queiroz Galvão, Abi-Ramia, a importância do curso de Regimes Aduaneiros para as empresas ajuda a facilitar e vêm para incentivar a indústria local. “Com esses regimes podem ser desenvolvidos a indústria local, o incremento da economia e a maior participação do conteúdo local na fabricação e no conteúdo de bens e serviços para a aquisição na indústria de petróleo e gás”, disse.
Com uma linguagem prática, o curso mostrou às pessoas os procedimentos previstos na legislação. O especialista aprovou o curso e a clareza na transmissão dos conhecimentos do auditor Pedro Thiago. “O curso é uma boa oportunidade para os profissionais da área se aperfeiçoarem neste conteúdo com um instrutor perfeitamente preparado para esclarecer as eventuais dúvidas, bem como as instalações e o material fornecido pela instituição que está abrigando o curso”, concluiu Abi-Ramia em referência ao auditor fiscal da Receita, Pedro Thiago.
Participantes ouvidos pelo NN que não quiseram se identificar atestaram a relevância do Regime. “As empresas estão procurando alternativas dentro de leis, de Regimes Especiais, porque a tendência é cada vez mais crescer e trazer equipamentos”, disse um participante.
Fonte: NN - Rodrigo Leitão.
Leia mais...

Plataforma que vazou gás da Petrobras volta em 4 dias




A Petrobras informou que a plataforma P-51, instalada no campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, estava em procedimento de parada programada quando ocorreu um vazamento de gás por um furo em uma linha ligada ao queimador da unidade.
Segundo a empresa, em 4 dias a unidade que está parada desde ontem voltará a operar. Não houve danos humanos, de equipamentos ou ambientais, segundo a estatal.
A P-51 custou US$ 1 bilhão e tem capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo diários e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. Foi a primeira plataforma totalmente construída no Brasil e está operando desde 2009. Na época da sua inauguração foi considerada pela empresa "fundamental para garantir a autossuficiência do Brasil em produção de petróleo".

Fonte: Estadão, DENISE LUNA.
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...