javascript:; F Petróleo Infonet: 02/02/12

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SEAVENTURES - PLATAFORMA DE PETRÓLEO VIRA HOTEL "RECICLADO"



 
 
        O tema já foi tratado por nós anteriormente, como projeto do escritório Morris Architects. Plataformas de petróleo fora de uso são um grande problema. Veja os detalhes na postagem “HOTÉIS DE LUXO EM PLATAFORMAS DE PETRÓLEO DESATIVADAS”. Só que lá era apenas mais uma de nossas Boas Idéias Verdes. Esta outra plataforma foi totalmente “reciclada” e funciona como um hotel. Um extraordinário local para os amantes de esportes subaquáticos.
    
 
        Localizada na costa de Bornéu, próxima à ilha Sipadan, na Ásia, tem como referência de loocalização a Indonésia, Filipinas e Timor. Suas instalações possuem as vantagens de qualquer hotel de sua categoria, com internet, restaurante de qualidade e música ao vivo com a famosa Sea Gypsy Band. 
    
 
        Mas não é como um simples hotel que o SEAVENTURES Sipadan destaca-se. A maior atração é a possibilidade de mergulhar em suas deslumbrantes águas azuis. Amantes de mergulho e simples turistas de todas as partes do mundo o procuram. Ali é possível receber treinamento com instrutores especializados. A galeria de fotos do site mostra maravilhas do fundo do mar, impossíveis de serem vistas em outros locais.
    
 
        O hotel possui ainda um exclusivo elevador que possibilita mergulhos seguros, mesmo para inexperientes. Também é possível deslumbrar-se com tartarugas, corais e barracudas, em uma fantástica prova da diversidade biológica. 
    
 
        Nas redondezas também há muito a ser visto. Ali perto pode-se tirar fotos dos famosos nômades Laut Bajau, ou ciganos do mar. As ilhas próximas são um espetáculo à parte, deslumbrando os visitantes.
    
 
        O Seaventures é uma prova de que é possível aproveitar as instalações petrolíferas desativadas e transformá-las em centros de observação e admiração da natureza. A necessária sustentabilidade em uma de suas mais belas formas.

Álvaro Sad
Leia mais...

Foto - Alpinismo plataforma

Leia mais...

6 dicas para ser aprovado em um programa de trainee



  
Estágio não tem tanta importância no programa de trainee
Muitas pessoas ficam preocupadas durante a faculdade para realizar estágio e se possível em mais de uma empresa, porém na área de petróleo o estágio não significa grande coisa em uma vaga para trainee.
Os estudantes tem a falsa imaginação de que o estágio será aquele mar de desafios e que participará de diversas reuniões com engenheiros para tratar dos equipamentos ou operações da empresa, porém não é assim que acontece. Em grande parte das companhias os estagiário só realiza trabalho burocrático, fica o dia inteiro mandando email ou atualizando planilhas no excel.
Pelo fato da maioria dos estagiários trabalharem dessa forma, estagiar na empresa X ou Y, não faz diferença. O melhor mesmo é estagiar em uma pequena empresa prestadora de serviços, você vai trabalhar bastante, não ganhará tão bem, mas aprenderá bastante. Estagiar em um produtora de petróleo pode fornecer uma visão macro da indústria que também é ótimo em questão de aprendizagem.

Capriche na sua apresentação
Em muitos programas de trainee as empresas pedem que os candidatos façam uma apresentação em power point, assim os recrutadores podem avaliar como o candidato se comporta em uma situação desconfortável para muitos. Através da apresentação oral de cada um eles conseguem perceber se os candidatos possuem o perfil da empresa, sem falar que essa apresentação geralmente é em inglês.
Aqueles dez minutos é o tempo necessário para que cada um venda seu peixe da melhor forma possível, vale colocar foto de quando era criança e contar um pouco de como sua vida se desenvolveu até a chegada no processo de trainee, vale mostrar suas competências, vale de tudo.

Você pegaria na marreta?
Essa é uma brincadeira que eu e alguns amigos da engenharia mecânica sempre fazemos e tem uma história  verídica por trás disso.
Um estudante foi entrevistado e a recrutadora perguntou várias vezes à ele: "Você pegaria na marreta?!, Você pegaria na marreta?!". O estudante respondeu: "Se eu for aprovado, claro que eu pegaria!".
Mas o que há por trás disso?
Os trainees passam por um treinamento intenso, principalmente nas empresas prestadoras do serviços, então o recrutador quer ter certeza que se aprovado, o candidato conseguirá exercer as funções plenamente. Apesar de muitos sonharem com o trabalho embarcado, é importante ter em mente que o trabalho de um engenheiro em uma plataforma não é moleza. Não ficará dentro de uma salinha com ar-condicionado só assinando papel. Muitas vezes estará manuseando ferramentas, realizando trabalho pesado e no final do expediente estará sujo.

Saiba o que a empresa faz como se já trabalhasse lá
Isso parece mentira, mas ainda há muitas pessoas que comparecem a uma entrevista sem saber  informações sobre a empresa. Com o crescimento da internet ficou tão fácil, todas as empresas que realizam processo de trainne possuem sites atualizados com informações da área de atuação, equipamentos, quantidade de funcionários, países em que atuam, perfil corporativo.
Nas dinâmicas de grupo é comum que a empresa coloque uma plataforma ou um equipamento desmontados e peça para que os candidatos quebrem a cabeça tentando montar aquele objeto. Você pode até não saber montar, mas não ficará tão perdido se por acaso deu uma lida nos tipos de equipamento que a empresa trabalha, saberá em que situações aqueles objeto é utilizado, enfim, tem como se preparar.

Mostre vontade de trabalhar
A concorrência nos programas de trainee é enorme e o candidato aprovado faz parte de um seleto grupo de 0,2% de jovens bem preparados. A remuneração é acima da média para os recém-formados, a possibilidade de crescimento rápido, conseguir ser aprovado em uma grande empresa, todas essas são vantagens de se tornar trainee.
Então é necessário mostrar confiança nas suas palavras, o recrutador tem que perceber a vontade e a gana de trabalhar naquela empresa. Você precisa acreditar e o recrutador também que você tem a cara da empresa.
Essa informação é muito importante, principalmente nas últimas etapas porque o processo é longo e cansativo, com o passar dos meses os estudantes acabam ficando desistimulados mesmo com a aprovação em cada etapa.

Cuidado com os idiomas
Para participar de qualquer programa de trainees é importante ter um ótimo nível de inglês, então se pretende participar em breve, dê um upgrade no seu inglês, seja estudando ou viajando. É importante praticar a conversação, porém nunca descuide no português. O português mal falado pode arruinar suas chances ainda na primeira entrevista.

Fonte: QG do PETRÓLEO
Leia mais...

O Mercado e Orientação para ingresso nas Carreiras do Petróleo



Devido ao sucesso do texto sobre os cursos de petróleo e gás e baseado nas centenas de comentários, resolvi escrever mais este texto para ajudar os colegas que tenham a intenção de trabalhar no mercado de petróleo e gas.

Desde criança ouço falar no fim da era do petróleo. Todos os dias ouvimos falar sobre a substituição dos combustíveis fósseis por outras formas de energias renováveis. Ocorre, porém, que o petróleo, gás, carvão e seus derivados ainda vão demorar muito para serem totalmente substituídos. As outras formas de energia ainda não podem competir com os combustíveis minerais, seja por questão de preço, de armazenamento ou mesmo de eficiência.


Quando falamos de petróleo sempre lembramos de automóveis e bombas dos postos de combustíveis. Ocorre, entretanto, que essa é apenas um dos destinos do petróleo. A maioria das pessoas se esquece da indústria petroquímica. É ela quem transforma o petróleo em todos os outros sub-produtos que servem de matéria prima para uma infinidade de produtos presentes no nosso dia a dia. Quase todos os materiais sintéticos são sub-produtos do petróleo. Neles estão incluídios todos os tipos plástidos, PVC, nylon, elásticos, pigmentos de tintas, tecidos sintéticos e até alimentos industrializados.

Sendo assim o petróleo vai ter vida longa e continuará fazendo parte das nossas vidas e de muitas gerações que estão por vir.

Como se preparar para uma carreira promissora e que paga bons salários?
Primeiramente devemos seguir os conselhos válidos para qualquer carreira profissional, vejamos alguns conselhos que se deve ter em mente em relação ao mercado de trabalho de um modo gerla e no petróleo especificamente:

Uma empresa não é uma instituição de caridade:

É importante lembrar que nenhuma empresa dá emprego ao indivíduo por ser boazinha. Eles não querem saber se você está desempregado, está passando necessidades, que tem esposa e vários filhos para criar, muito menos se tem filhos com necessidades especiais ou se é uma mãe responsável pelo sustento da família. Uma empresa visa lucro e ponto final.
As empresas só contratam uma pessoa quando vêem a possibilidade desse candidato responder às expectativas, com muito trabalho e dedicação, fazendo com que se consiga atingir os objetivos propostos.
Portanto devemos nos preparar, desde cedo, para seguir uma carreira direcionada para o que gostamos de fazer. Assim poderemos ter motivação e perseverança nos momentos difíceis da profissão.

Tenha um currículo direicionado:
Quando digo em carreira direcionada, estou me referindo aos cursos voltados para a mesma área profissional. Isso significa que se o indivíduo faz uma faculdade de Economia, trabalha como vendedor e resolve fazer uma segunda faculdade de Engenharia Mecânica , ele estará sinalizando para os departamendos de RH que está perdido e não sabe o que quer na vida. Seu currículo estará totalmente sem direção.

A vida é dura e não perdôa erros cometidos quando se era jovem e escolheu uma faculdade errada. Portanto deve-se pensar muito bem em qual curso devemos entrar ao terminar o ensino médio.

Isso não significa que estaremos condenados a seguirmos uma carreira que odiamos pelo resto da vida, mas saiba que será mais difícil do que se seu currículo apontasse em uma só direção.

A especialização é boa mas experiência é mais importante:
Tenho observado que muitas pessoas vivem fazendo cursos em cima de cursos. Parece que têm medo do mercado de trabalho. Nunca se acham preparadas para o ingresso em alguma empresa.
Nesse caso, pode acontecer que, enquanto você está nos bancos escolares, um colega que se formou junto com você e ingressou em uma empresa, estará a anos luz na sua frente em termos profissionais. Isso se deve ao fato de que as empresas valorizarem mais a experiência que os cursos teóricos. Portanto busque um emprego e depois vá se especilizando de acordo com suas necessidades profissionais.

Não tente mudar de carreira depois de velho:
Isso parace cruel mas é a pura realidade. As empresas só contratam alguém que tenha mais de 45 anos de idade, se esse indivíduo tiver bastante experiência naquilo que faz. As empresas só estão dispostas a investir na formação de um profissional jovem, que pode fornecer bons retornos aos investimentos realizados.
Muitaas vezes a pessoa que mudar de carreira devido a um pequeno problema em determinada empresa. Assim, quando trabalhamos em uma empresa que não nos valoriza ou se tem um chefe de difícil relacionamento, podemos pensar que escolhemos aprofissão errada.
Analise com a cabeça fria, para ver se o problema é apenas pontual e momentâneo ou se é algo mais profundo relacionado à carreira mesmo.

Faça o que goste ou ame aquilo que faz:
Qualquer carreira profissional tem bons momentos mas também passamos por uma série de dificuldades. 

Seja por chefes exigentes demais, colegas problemáticos, metas difíceis de cumprir etc. Se não gostamos daquilo que fazemos, será muito difícil superar todos esse problemas. Portanto escolha um curso que tenha alguma coisa a ver contigo e se dedique ao máximo.

Alguns colegas têm perguntado qual o melhor curso para se entrar no mercado de petróleo e gás. Respondo sempre que tudo depende do que você gosta de fazer.

De nada adianta a pessoa buscar algum curso porque ouviu falar que essa profissão “dá dinheiro”, pois se uma pessoa teve sucesso, não significa que você terá também.

Não espere o sucesso da noite para o dia:

Como a maioria das coisas em nossas vidas, o sucesso profissional não ocorre da noite para o dia. É preciso investir tempo, dinheiro e dedicação na nossa formação e profissionalização. Não espere o reconhecimento dos seus esforços desde o início de sua carreira. As coisas boas que fazemos quase não são notadas, mas quando se faz algo errado, todos notam e procuram te crussificar. Quando alguma coisa dá errado todos apontam o dedo na nossa direção e esquecem tudo de bom que você tenha feito anteriormente.

O problema não está na idade e sim na desatualização:
No setor de petróleo e gás tenho visto senhores de mais de sessenta anos em plena atividade, sendo disputados por diversas empresas. Isso ocorre porque o petróleo requer mão de obra muito especializada, difícil de ser encontrada com facilidade. Sendo assim, percebe-se, claramente que o problema não está na idade e sim na falta de atualização do profissional. Portanto mantenha-se atualizado com os novos processos e as novas tecnologias do seu mercado de trabalho.

Não é necessário cursos de petróleo para trabalhar com o “ouro negro”:
Ao contrário do quitos pensam não ha necessidade de fazer curso de petróleo gas para ser um profissional do petróleo.

Quando faz um curso de Engenharia de Petróleo, por exemplo, o profissional restringe sua área de atuação ao petróleo. Se tivesse feito um curso de Engenharia Mecânica, por exemplo, teria muitos setores da economia a sua disposição, além do petróleo. Isso se deve ao fato de os cursos voltados para o setor petrolífero, serem muito genéricos e não especializarem o aluno em nada. Em outros países os cursos de petróleo são, em sua maioria, de pós graduação e não de graduação, como ocorre no Brasil.

A grande mioria dos equipamentos e ferramentas usadas na pesquisa, exploraçao e produção do petróleo e gas, são componentes mecânicos de atuação hidráulica e/ou eletrônica. Portanto se o Engenheiro for formado nessas áreas poderá, tranquilamente, se especializar em petróleo.

Para confirmar o que digo aqui, é só verificar quantos Engenheiros de Petróleo estão presentes em uma plataforma (um ou dois no máximo) e comparar com a quantidade de Engenheiros e técnicos Mecânicos (dezenas).

Sendo assim vejos com preocupação a enorme proliferação de cursos voltados para o setor de petróleo e gás. Devido à falta de fiscalização, na maioria deles falta qualidade na formação, não há preocupação em se formar convêncios para estágio prático, nem compromisso se fornecer mão de obra para as empresas. O indivíduo que está desesperado por um emprego, acaba gastando o que não tem, na vã esperança de ingressar em um mercado promissor e acaba fustrado.

No petróleo o novato não assume responsabilidade:

Ao terminar um curso de Engenharia de Petróleo, não pense que vai conseguir atuar como Engenheiro em uma plataforma ou navio de perfuração. Isso porque tudo que envolve petróleo custa verdadeiras fortunas. 

Tudo é muito caro quando se fala em petróleo. Os equipamentos, as ferramentas, o preço das operações, o custo do aluguel de um navio ou plataforma tudo envolve valores exorbitantes. Além disso o risco de vidas humanas também é muito alto. Isso sem falar no risco ao meio ambiente que também pode gerar multas muito altas. Sendo assim não se entrega estas operações à mãos inexperientes. É preciso muitos anos de experiência para assumir o controle de uma dessas operações. Portanto esteja preparado para assumir funções menos nobres até ter experiência necessária para assumir aquela posição.

Procure emprego enquanto está empregado:

Já está muito longe o tempo que se devíamos nos sentir seguros no emprego. Hoje em dia não há segurança nem para o presidente e diretores da empresa, que podem ser trocados em caso de a empresa ser comprada por outra.

Antigamente tinhamos medo de enviar currículo quando achávamos um anúncio no jornal, sem a identificação da empresa, pois podia ser um anúncio da nossa própria empresa e seríamos vistos como traidores.

O ideal era passarmos muito anos na mesma empresa, pois isso demostrava lealdade.Atualmente isso é visto como acomodação e falta de compromisso com a prórpia carreira.

Alguns colegas têm nos contactado desesperados por estarem desempregados, pedindo orientação sobre um curso rápido para entrar no mercado de trabalho o mais breve possível. Infelizmente não tenho como ajudar, pois tudo depende de uma série de fatores expostos nesse texto.

Mantenha, portanto, seu currículo sempre atualizado e buscando melhores oportunidades no mercado de trabalho. O livro “Quem mexeu no meu queijo” é uma boa pedida de leitura sobre esse ponto.

Não se descuide do seu network:

A palavra “network”, em termos profissionais signifca “rede de relacionamentos”. São todos os amigos, colegas e parentes que podem ajudá-lo a entrar ou se manter no mercado de trabalho.

Para que sua rede não se desfaça, procure contactá-los de tempos em tempos. Hoje não falta tecnologia para facilitar o network. São sites de relacionamentos, celular, MSN, Facebook, Twiter etc.

O network é uma via de mão dupla, pois hoje você ajuda um colega e amanhã ele estará te ajudando a ingressar em uma empresa.

Se você pesquisar, verá que a maioria das empresas não anunciam nos classificados dos jornais, as vagas existentes. Quando um amigo leva seu currículo ao gerente ou departamento de RH, as chances de conseguir a vaga aumentam exponecialmente.

Essa é, portanto, uma das melhores ferramentas para nos mantermos no mercado de trabalho.

Aprenda inglês ou busque emprego em outro setor:

No setor de petróleo e gás, quase a totalidade das empresas são multinacionais ou estrangeiras. Isso significa suas sedes estão no exterior e que suas filiais estão em muitos outros países. Também significa que você poderá ter como chefe ou colegas de trabalho pessoas vindas de outros países.

Poderá ocorrer, ainda, de você ter que fazer viagens ao exterior para trabalho ou cursos. Para se entender com essas pessoas o inglês é usado como a língua universal no mundo do petróleo.

Se você não fala inglês, portanto, ou aprenda ou procure outro setor para trabalhar, ainda assim terá dificuldades, pois o mercado de trabalho está cada vez mais globalizado.

Qual o melhor curso para se trabalhar embarcado?

Infelizmente essa não é uma pergunta simples de responder. Muitas pessoas tem me feito essa pergunta mas sempre repondo que é o próprio indivíduo que deve decidir o que quer fazer na sua carreira profissional.

Temos a tendência de jogar nos ombros dos outros as decisões difíceis. Isso não ocorre por preguiça ou má fé, mas pelo pensamento de que as outras pessoas são mais inteligentes ou experientes que nós mesmos.

Ocorre que essa é uma decisão que deve ser somente nossa, pois não existe profissão de sucesso e sim profissionais de sucesso.

Se olharmos ao redor, vamos encontrar Advogados, Médicos, Dentistas, Engenheiros etc., muito bem sucedidos profissionalmente, ganhando bons salários. Outros, entretanto, estão desempregados ou com o que ganham mal conseguem pagar suas contas no final do mes.

Isso ocorre porque aqueles que fazem o que gostam, procuram se dedicar ao máximo, se especializando, aprendendo tudo sobre seu trabalho. Eles tratam os clientes, chefes e colegas do trabalho com respeito e carinho, o que faz serem queridos por todos.

Esse tipo de profissional, geralmente recebe várias promoções, ou ganham muitos clientes, o que é recompensado com bons salários ou honorários.

Sendo assim, percebe-se que não existe profissão que “paga bem” e sim profissionais, bem sucedidos, que são bem remunerados por aquilo que fazem bem.

Assim encerro mais este texto que, espero, sirva de ajuda aos colegas que queiram ingressar no mercado de trabalho do Petróleo e gás.

Um abraço e boa sorte,

Marcos Valerio Silva 
Supervisor de Robótica Submarina a mais de vinte anos. Trabalhando no exterior para uma empresa inglesa. Profissional da indústria de Petróleo e Gás e Advogado.



Fonte: Web Artigos (QG do PETRÓLEO)
Leia mais...

OGX confirma estimativa de 1,8 bilhão de barris em águas rasas da Bacia de Santos



OGX confirma estimativa de 1,8 bilhão de barris em águas rasas da Bacia de Santos
A OGX confirmou, nesta quarta-feira (01/02), ter encontrado hidrocarbonetos na camada pré-sal, em águas rasas da Bacia de Santos. De acordo com a companhia, há estimativas de um volume do 1,8 bilhão de barris de óleo equivalente no local, com potencial para superar essa expectativa. A perfuração, anunciada no dia 16 de janeiro, foi feita no poço OGX-63, denominado Fortaleza, no bloco BM-S-57, a 102 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d´água de aproximadamente 155 metros.
O poço identificou uma coluna com hidrocarbonetos de cerca de 1.000 metros e net pay de aproximadamente 110 metros em reservatórios albianos e atingiu reservatórios aptianos, até a ocorrência de um "kick" (evento que ocorre quando a pressão seja do óleo ou do gás é maior do que o peso da lama injetada durante a perfuração do poço), com hidrocarbonetos, indicando a presença de reservatórios com boas condições de permo-porosidade e alta pressão.
A companhia explica, em nota, que, mesmo em águas rasas, o reservatório permite observar características de pré-sal. "Na sequência das operações, o referido "kick" foi controlado e a análise dos fragmentos de rocha permitiu a constatação de reservatório microbial de idade aptiana, ou seja, o mesmo tipo de rocha-reservatório encontrada no pré-sal de águas profundas e ultra-profundas das bacias de Santos e Campos", detalha a petroleira. O poço foi perfurado até a profundidade de 6.135 metros.
No momento, os trabalhos de perfuração estão interrompidos para substituição da sonda Ocean Quest pela Ocean Star, mais apropriada às condições apresentadas para a operação.
Fonte : NN
Leia mais...

Como funciona o refino de petróleo (Processamento químico)



Pode-se transformar uma fração em outra usando um destes três métodos:
  • dividindo grandes cadeias de hidrocarbonetos em pedaços menores (craqueamento);
  • combinando pedaços menores para criar outros maiores (reforma);
  • rearranjando vários pedaços para fazer os hidrocarbonetos desejados (alquilação).
CraqueamentoO craqueamento divide grandes cadeias de hidrocarbonetos em pedaços menores.


O craqueamento divide cadeias grandes em outras menores
Há vários tipos de craqueamento.
  • Térmico: grandes cadeias de hidrocarbonetos são aquecidas a altas temperaturas (e algumas vezes a altas pressões também) até que elas se quebrem (craqueiem).
    • vapor: vapor de alta temperatura (816°C) é usado para craquear etano, butano e nafta em etileno e benzeno, que são usados para fabricar produtos químicos;
    • viscorredução: os resíduos da torre de destilação são aquecidos (482°C), resfriados com gasóleo e rapidamente colocados em uma torre de destilação. Este processo reduz a viscosidade de óleos pesados e produz o alcatrão;
    • coqueamento: os resíduos da torre de destilação são aquecidos a temperaturas acima de 482°C até que se quebrem em óleo pesado, gasolina e nafta. Ao final do processo, sobra um resíduo pesado, quase puro, de carbono (coque). O coque é limpo e vendido.

     

    Foto cedida Phillips Petroleum Company
    Catalisadores usados no craqueamento ou reforma catalítica
  • Catalítico: usa um catalisasor para aumentar a velocidade da reação de craqueamento. Os catalisadores incluem a zeólita, hidrossilicato de alumínio, bauxita e alumino-silicatos.
    • craqueamento catalítico fluido ("fluid cracking catalysis", FCC): um catalisador fluido aquecido (538°C) craqueia gasóleo pesado em óleo diesel e gasolina;
    • hidrocraqueamento: semelhante ao craqueamento catalítico fluído, mas usa um catalisador diferente, temperaturas menores, pressão maior e gás hidrogênio. Ele craqueia o óleo pesado em gasolina e querosene (combustível de aviação).
Após vários hidrocarbonetos terem sido craqueados em outros menores, os produtos passam por mais uma coluna de destilação fracionada para separá-los.
ReformaAlgumas vezes, é preciso combinar hidrocarbonetos menores para fazer outros maiores. Este processo é chamado de reforma. O principal processo á a reforma catalítica, que utiliza um catalisador (platina, mistura platina-rênio) para transformar nafta de baixo peso molecular em compostos aromáticos, usados na fabricação de produtos químicos e para misturar na gasolina. Um subproduto importante dessa reação é o gás hidrogênio, usado para o hidrocraqueamento ou vendido.


Um reformador combina cadeias de hidrocarbonetos
AlquilaçãoÀs vezes, as estruturas de moléculas em uma fração são rearranjadas para produzir outra. Isso normalmente é feito por meio de um processo chamadoalquilação. Na alquilação, compostos de baixo peso molecular, como o propileno e o buteno, são misturados na presença de um catalisador como o ácido fluorídrico ou ácido sulfúrico (um subproduto da remoção de impureza de muitos produtos do petróleo). Os produtos da alquilação sãohidrocarbonetos ricos em octanas, usados em tipos de gasolina para reduzir o poder de detonação (consulte O que é octano para mais detalhes).


Reorganizando cadeias
Agora que vimos como as diferentes frações são alteradas, vamos discutir como elas são tratadas e misturadas para fabricar os produtos que são comercializados.


Uma refinaria de petróleo é uma combinação de todas essas unidades.

Fonte: Craig C. Freudenrich, Ph.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...