javascript:; F Petróleo Infonet: 01/28/12

sábado, 28 de janeiro de 2012

Como funciona o refino de petróleo (Petróleo bruto)


Em média, o petróleo bruto contém os seguintes elementos ou compostos:
  • carbono - 84%
  • hidrogênio - 14%
  • enxofre - de 1 a 3% (sulfeto de hidrogênio, sulfetos, dissulfetos, enxofre elementar)
  • nitrogênio - menos de 1% (compostos básicos com grupos amina)
  • oxigênio - menos de 1% (encontrado em compostos orgânicos como o dióxido de carbono, fenóis, cetonas e ácidos carboxílicos)
  • metais - menos de 1% (níquel, ferro, vanádio, cobre, arsênio)
  • sais - menos de 1% (cloreto de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de cálcio)
Petróleo bruto é o termo para o óleo não processado. Ele também é conhecido apenas como petróleo. O petróleo bruto é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. Os tipos de petróleo bruto podem apresentar cores diferentes, de claros a negro, assim como viscosidades diferentes, que podem ser semelhantes à água ou quase sólidas.
O petróleo bruto é o ponto de partida para muitas substâncias diferentes porque contém hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos são moléculas que contém hidrogênio e carbono e existem em diferentes tamanhos e estruturas, com cadeias ramificadas e não ramificadas e anéis.
Duas características são importantes nos hidrocarbonetos:
  • eles contêm muita energia. Muitos dos produtos derivados de petróleo bruto como a gasolina, óleo diesel, parafina sólida e assim por diante são úteis graça a essa energia;
  • eles podem ter formas diferentes. O menor hidrocarboneto é o metano (CH4), um gás mais leve do que o ar. Cadeias mais longas contêm cinco carbonos ou mais e são líquidos; já nas cadeias muito longas há hidrocarbonetos sólidos, como a cera. Ao ligar quimicamente cadeias de hidrocarbonetos artificialmente, obtemos vários produtos, que vão da borracha sintética até o náilon e o plástico de potes para alimentos.
As principais classes de hidrocarbonetos em petróleo bruto incluem:
  • Parafinas
    • fórmula geral: CnH2n+2 (n é um número inteiro, geralmente de 1 a 20)
    • as moléculas são cadeias ramificadas ou não
    • em temperatura ambiente podem ser gases ou líquidos, dependendo da molécula
    • exemplos: metano, etano, propano, butano, isobutano, pentano, hexano
  • Aromáticos
    • fórmula geral: C6H5 - Y (Y é uma molécula mais longa e não ramificada que se conecta a anéis benzênicos)
    • estruturas em anel, com um ou mais anéis 
    • os anéis contêm seis átomos de carbono, com ligações duplas e simples alternando-se entre os carbonos
    • gralmente são líquidos 
    • exemplos: benzeno, naftaleno
  • Naftenos ou cicloalcanos
    • fórmula geral: CnH2n (n é um número inteiro, geralmente de 1 a 20)
    • estruturas em anel, com um ou mais anéis 
    • os anéis contêm apenas ligações simples entre os átomos de carbono
    • em temperatura ambiente, geralmente são líquidos
    • exemplos: ciclohexano, metilciclopentano
  • Outros hidrocarbonetos
    • Alcenos
      • fórmula geral: CnH2n (n é um número inteiro, geralmente de 1 a 20)
      • moléculas de cadeias ramificadas ou não que contêm uma ligação dupla carbono-carbono
      • podem apresentar-se nos estados líquido ou gasoso
      • exemplos: etileno, buteno, isobuteno
    • Dienos e Alcinos
      • fórmula geral: CnH2n-2 (n é um número inteiro, geralmente de 1 a 20)
      • moléculas de cadeias ramificadas ou não que contêm duas ligações duplas carbono-carbono
      • podem apresentar-se nos estados líquido ou gasoso
      • exemplos: acetileno, butadieno
Agora que sabemos os componentes principais do petróleo bruto, vamos ver o que podemos fazer com ele.
Fonte:Craig C. Freudenrich, Ph.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Leia mais...

Pré-sal atrai cada vez mais trabalhadores estrangeiros



O destino da maioria seria a Bacia de Campos, onde estão as plataformas de petróleo

      O crescimento da economia brasileira, associado à escassez de mão de obra especializada está atraindo cada vez mais trabalhadores estrangeiros para o país. A definição de regras para este ingresso não podia ocorrer em um momento tão oportuno. No primeiro semestre de 2011, o número de vistos de trabalho concedidos a estrangeiros alcançou a marca de 26.545 – um salto de 19% em relação à igual período de 2010, segundo dados oficiais. O destino da maioria seria a Bacia de Campos, onde estão as plataformas de petróleo. Mas comparado à outros países, o Brasil ainda precisa melhorar. Em recente entrevista, a sócia-diretora, da Mundivisas, consultoria especializada em imigração com unidade no Rio de Janeiro, Macaé e Brasília, Mariangela Moreira, destacou que, no caso do setor de petróleo e gás, o principal entrave para aqueles que vêm exercer atividades a bordo de embarcações é compatibilizar a operação com os procedimentos a serem cumpridos na obtenção do visto e o registro na Polícia Federal para obtenção da Carteira de Identidade para Estrangeiros.

      Na opinião da executiva, um dos gargalos é não existir na Lei um visto específico para os marítimos e técnicos estrangeiros que trabalham embarcados. Na legislação em vigor, se aplica o visto Temporário V, que é o mesmo que se aplica aos trabalhadores estrangeiros onshore. Assim, os procedimentos determinados na lei são de caráter geral e são exigidos da mesma forma para os dois casos. “A meu ver, deveriam ser distintos uma vez que os marítimos ou técnicos que trabalham embarcados não possuem residência de fato no Brasil. Sua permanência no país ocorre somente durante o período em que estão embarcados. Na grande maioria dos casos, estes nem mesmo possuem vínculo de emprego com a empresa brasileira", disse.

     Uma vez registrados no país com a classificação de Temporário V, são considerados residentes, quando de fato não o são.  “Visto que o número maior de autorizações de trabalho concedidas é para estes trabalhadores offshore, certamente teríamos um ganho na agilidade dos procedimentos e na economia processual para administração pública, que poderia investir seus esforços na fiscalização”, disse Mariangela. Segundo a diretora, no caso de uma demanda por transferência de executivos, a primeira questão para a Mundivisas, enquanto consultoria é analisar os requisitos da empresa brasileira (Filial Brasileira da Multinacional) e do estrangeiro em processo de transferência, a fim de identificar o amparo legal e o tipo de visto adequado.

     De acordo com a executiva, um dos motivos dessa alta de executivos estrangeiros é a percepção dos investidores no país como um bom local para investir suas economias, devido ao forte desempenho do investimento estrangeiro direto, investimento esse relacionado a projetos de longo prazo e interesse duradouro das empresas matrizes em investir no Brasil. “O número maior de autorizações para executivos é principalmente decorrente do aumento de empresas de capital estrangeiro no Brasil”, ressaltou. “É expressamente vedado ao estrangeiro portador de Visto Temporário exercer cargo com poder de representação da sociedade. Sendo identificada a necessidade do visto permanente, a Mundivisas orienta e assessora a empresa para o cumprimento dos requisitos legais", concluiu Mariangela.

Fonte: NN 

Leia mais...

A LINGUAGEM CORPORAL NA ENTREVISTA DE EMPREGO

A linguagem corporal se refere a todas as expressões através dos movimentos, posturas ou gestos  que interagem com o receptor da mensagem.
Para ter sucesso em uma entrevista de emprego não é somente necessário se preparar verbalmente, as outras formas de comunicação são tão relevantes para o entrevistador, mesmo que inconscientemente, do que as respostas dadas pelo entrevistado.
Aproximadamente 70% da comunicação humana se baseia em gestos e atitudes corporais, por isso é importante em uma entrevista de emprego que se passe uma imagem positiva através da linguagem corporal. Atráves de gestos e atitudes corporais pode se mostrar confiança, credibilidade e interesse pela empresa em que se está procurando trabalhar. É importante saber usar a linguagem corporal a seu favor, os entrevistadores são treinados para compreender esta linguagem, e através desta poder passar informações que podem não ter sido passadas verbalmente.
Não é possível controlar totalmente a sua linguagem corporal, porém você pode ver abaixo qual a interpretação dada a posturas comuns em entrevistas de empregos.
Corpo Inclinado em Direção a Outra Pessoa: Atitude positiva, demonstra interesse pela outra pessoas e pelo assunto que está sendo discutido na conversação.
Braços Cruzados: Relacionado à postura defensiva, pode identificar que o entrevistado não se sente confortável ou confiante  naquele ambiente em que se está fazendo a entrevista. Uma atitude negativa.
Sobrancelhas: É impossível não revelar informações atráves das sobrancelhas, estas podem passar uma atitude postiva quando arqueadas, mostrando interesse, ou quando franzidas podem significar certa dúvida, uma atitude negativa.
Gestos Repetitivos: Fazer gestos repetitivos durante uma entrevista de emprego pode demonstrar ao entrevistador certa ansiedade, mostrando para ele que você quer que a entrevista acabe. Umaatitude negativa.
Gestos com as Mãos e Braços: A utilização destes gestos, sem exagero ou repetição, é umaatitude positiva. Os estudos de linguagem corporal mostram que o uso de tais artifícios indicam que o entrevistado possui convicção naquilo que ele está falando para o entrevistador, utilize este recurso sem exageros para que ele não se tranforme em uma atitude negativa como demonstrada na atitude de gesto repetitivo.
Embora seja muito difícil se lembrar de cada uma destas atitudes, é preciso possuir conhecimento destas para não se passar uma imagem negativa. Porém é importante ressaltar que a principal característica procurada pelo entrevistador é a naturalidade, procure não se atar somente as recomendações deste artigo e tente adaptá-las as suas atitudes já utilizadas previamente.
Leia mais...

Como funciona o refino de petróleo (Introdução)


Vários filmes - como "Assim Caminha a Humanidade", "Armageddon" e "A Família Buscapé" - mostram imagens do petróleo como um líquido espesso e escuro jorrando para o alto ou fluindo de uma plataforma de perfuração. Mas quando você coloca gasolina no carro, já deve ter percebido que ela é clara. Além disso, há muitos outros produtos que derivam do petróleo, incluindo giz de cera, plásticos, óleo para aquecimento, combustível de jato, querosene, fibras sintéticas e pneus. Como é possível obter gasolina e todos esses outros produtos a partir do petróleo bruto? 

Foto cedida pela Phillips Petroleum Company
Nestes artigos, vamos examinar a química e a tecnologia envolvidas no refino de petróleo bruto para produzir todas essas diferentes coisas.
Fonte:Craig C. Freudenrich, Ph.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Leia mais...

Produção petrolífera no Ceará deverá ser reforçada com aporte de R$ 853 milhões



Com uma produção petrolífera sem avanços significativos nos últimos anos, o Ceará deverá ter um reforço no aporte de recursos para o melhorar seu desempenho nesta atividade. O PAC 2 prevê um investimento de R$ 853,38 milhões no desenvolvimento dessa produção entre este ano e 2014. Mas é após este período que os valores serão realmente significativos, chegando a R$ 4,77 bilhões.
No momento, atividades já estão sendo realizadas no sentido de melhorar a produção no Ceará, nas localidades onde já se retiram o óleo: em terra, nos municípios de Icapuí e Aracati, e em mar, no litoral de Paracuru.
A produção de petróleo cearense gira em torno de sete mil barris diários, quantidade bem inferior ao que o Estado alcançava em anos anteriores. A redução vem se dando pelo natural envelhecimento das bacias.
Águas profundas
Entre as ações a serem realizadas para elevar estes volumes estão o início da exploração em águas profundas no litoral cearense. Atualmente, a atividade exploratória marinha se dá somente em águas rasas, de até 50 metros. Este ano, a Petrobras deverá realizar a primeira perfuração de poço em profundidade maior, no poço chamado Ararazul, que fica a uma lâmina d´água (medida) de 1.400 metros. O poço está localizado na Bacia Potiguar, que engloba os estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
Até 2013, outras três perfurações deste tipo devem ser realizadas, desta vez, na Bacia do Ceará, e estarão de 900 a 2.500 metros distantes da superfície. O investimento total a ser empregado nos quatro poços é de R$ 200 milhões.
Pesquisas
Além do trabalho de desenvolvimento da produção, o PAC 2 também reserva recursos para a atividade de pesquisa exploratória. Ainda no plano anterior, foi feito um investimento na Bacia do Araripe, atingindo a região do Cariri, mas os resultados do estudo não apontaram petróleo e gás em condições de exploração. Agora, está sendo pesquisada, desde o ano passado, a Bacia do Ceará, na parte mais ocidental. Entretanto, o potencial desta ainda é desconhecido.
A pesquisa, contratada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) envolve recursos de R$ 12,7 milhões, e deveria ter apresentado os seus resultados ainda em dezembro do ano passado, mas, com informações ainda sendo analisadas pela ANP, se estenderá por este ano.
Fonte: Diário do Nordeste
Leia mais...

Video - O Desafio do Pré-Sal. Discovery Channel. - 2 / 5


Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...