javascript:; F Petróleo Infonet: 01/21/12

sábado, 21 de janeiro de 2012

O que são os Royalties do Petróleo?





Royalty ou royaltie é uma palavra de origem inglesa derivada da palavra "royal" que significa aquilo que pertence ou é relativo ao Rei, monarca ou nobre, podendo ser usada também para se referir à realeza ou nobreza. Seu plural é royalties.
Na antiguidade, royalties eram os valores pagos por terceiros ao rei ou nobre, como compensação pela extração de recursos naturais existentes em suas terras, como madeiraáguarecursos minerais ou outrosrecursos naturais, incluindo, muitas vezes, a caça e pesca, ou ainda, pelo uso de bens de propriedade do rei, como pontes ou moinhos.
Na atualidade, royaltie é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso naturalprodutomarcapatente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia. Os detentores ou proprietários recebem porcentagens geralmente pré-fixadas das vendas finais ou dos lucros obtidos por aquele que extrai o recurso natural, ou fabrica e comercializa um produto ou tecnologia, assim como o concurso de suas marcas ou dos lucros obtidos com essas operações [1]. O proprietário em questão pode ser uma pessoa física, uma empresa ou o próprio Estado.
Royalties são atualmente a cobrança de impostos da extração de um recurso natural de uma determinada região.

Royalties do petróleo e mineração

No Brasil o petróleo pertence à União, embora a Lei nº 9.478/1997 garanta que, após extraído, a posse do petróleo passa a ser da empresa que realiza a extração deste recurso natural, mediante o pagamento dosroyalties ao governo. Neste caso, tanto a união divide estes royalties entre o Governo Federal, estados e municípios onde ocorre a extração de petróleo localizado no subsolo destas unidades da Federação [5].
Atualmente está em discussão a mudança no sistema de distribuição dos royalties do petróleo no Brasil, com a votação de uma nova lei ordinária para regulamentar esta questão, conforme previsto pela Constituição.
Ainda não existe uma legislação que padronize os diferentes sistemas de cobrança e distribuição dos royalties existentes no Brasil, para cada tipo de recurso natural sob a posse do Estado. No caso, a exploração dos demais recursos minerais envolve o pagamento de royalties segundo a Lei de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, CFEM (DNPM) - § 1º, art. 20 CF; art. 8º Lei nº 7.990/89.
Fonte: Wikipédia

Leia mais...

Como funciona a perfuração de petróleo (Introdução)

Prezados amigos e leitores,

Nestes artigos, vamos examinar a exploração moderna e os trabalhos de perfuração de petróleo. Discutiremos como o petróleo é formado, encontrado e extraído do solo.






Introdução


Em dezembro de 2007, o Brasil alcançou o recorde histórico na produção de petróleo, ultrapassando a marca dos 2 milhões de barris por dia. Para chegar a esse nível de produção, a Petrobras inaugurou cinco novas plataformas durante o ano.
Esse petróleo é refinado em gasolina,querosene, óleo combustível e outros produtos. Para sustentar esse consumo, as companhias petrolíferas precisam constantemente procurar novas fontes de petróleo, assim como melhorar a produção dos poços existentes.
O que uma companhia faz para encontrar petróleo e bombeá-lo do solo? Você pode ter visto imagens de petróleo cru jorrando do solo ou de um poço de petróleo em filmes e séries de televisão como "Assim caminha a humanidade," "O poço do ódio","Armageddon" e "A família Buscapé". Mas, a produção moderna de petróleo é bem diferente da maneira que é retratada nos filmes.
Fonte: Craig Freudenrich, Ph.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Leia mais...

Vagas Offshore



Recrutamento na Norskan Offshore:

Comandante e Segundo Oficial de Máquinas com experiência em PSV ou AHTS;
Segundo Oficial de Nautica (2ON);
 Imediato.




Necessário possuir a CIR emitida pela Marinha.

Os candidatos interessados devem enviar CV para Grace, para o e-mailgrace.silva@norskan.com.br, favor colocar no assunto a vaga pretendida.
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...