javascript:; F Petróleo Infonet: 01/04/12

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tipos de trabalhos numa plataforma


trabalhos plataformas.petrolifera 225x300 Tipos de trabalho em plataformas petrolíferas
Uma plataforma petrolífera acolhe profissionais de diversas áreas, já que é uma pequena (grande) cidade no meio do mar, é essencial que seja completamente auto-suficiente e que tenha todo o tipo de profissionais a trabalhar 24h por dia.
Existem profissionais formados a nível superior, e outros aprendizes de diversas funções.
As pessoas que trabalham dentro da plataforma estão divididas em 3 áreas de trabalho completamente distintas umas das outras: área de perfuração, área de exploração e manutenção/serviços.

Na área de perfuração, trabalham pessoas como engenheiros geólogos, perfuradores e seus ajudantes, mergulhadores, engenheiros submarinos, etc. Para esta área os cursos a tirar deverão estar ligados às energias e às engenharias, assim poderá usufruir de um lugar com maiores condições e o seu ordenado poderá ser bastante superior. Há ainda a hipótese de ser apenas um ajudante, e aí o seu ordenado poderá ser mais baixo, no entanto não é necessário um curso superior.

Na área de exploração, trabalham pessoas como biólogos químicos, operadores de máquinas, mecânicos, soldadores, electricistas, pintores, motoristas, etc. Para esta área os cursos deverão estar ligados principalmente às engenharias mecânicas, ambientas, químicas e físicas. Estas profissões são as mais importantes em toda a plataforma, e são elas responsáveis pela maior parte do trabalho que é feito nelas.

Na manutenção e serviços trabalham pessoas como cozinheiros e ajudantes de cozinha, empregados de mesa, de quartos e limpeza, enfermeiros, médicos, administrativos, informáticos, engenheiros de comunicações. Por isso os cursos a fazer são os mais diversos. Cursos ligados à saúde (medicina, enfermagem), cursos vocacionados para a informática e para as comunicações (engenharia informática ou engenharia de telecomunicações), ou até mesmo cursos especializados para tarefas hoteleiras, como ser-se cozinheiro ou ajudante.

Assim, dentro de uma plataforma petrolífera, são precisos profissionais de quase todas as áreas, desde que tenha experiência e conhecimentos suficientes, facilmente conseguirá um lugar numa plataforma para trabalhar.
Leia mais...

Vagas Offshore





A Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG) é a maior companhia privada de prestação de serviços de perfuração e produção do Brasil. Com mais de 30 anos de operações contínuas, a QGOG construiu sua reputação por sua excelência em serviços de perfuração onshore e offshore.

Técnico de Manutenção - Offshore

Vagas na carreira de Manutenção 
(Mecânicos, Eletricistas, Eletrônicos, Engenheiros de Manutenção)

Pré-requisitos:
- Curso Técnico ou Engenharia
- CREA ativo
- Experiência em manutenção de equipamentos offshore e FPSO

Desejável:- Inglês intermediário

Interessados acessar https://www.vagas.com.br/PagVagaEmprDeLista.asp  ou www.qgog.com.br.








Leia mais...

Entenda o que é a camada pré-sal




A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos).

 O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo (veja figura abaixo).

Essa camada, geralmente é encontrada entre continentes porque é formada pelo depoimento de salitre sobre outras laminas de origem vulcânica localizadas no fundo oceânico. As formações da camada pré-sal são mais antigas, e de acesso mais difícil, que as reservas de petróleo acima da camada de sal, denominadas pós-sal.
 Acredita-se que os maiores reservatórios petrolíferos do pré-sal, todos praticamente inexplorados pelo homem, encontram-se do Nordeste ao Sul do Brasil, no Golfo do México e na costa Oeste africana.

Fontes  Folha , Wikipédia
Leia mais...

Produção de petróleo no Brasil bate recorde em novembro, diz ANP


Houve aumento de 4,8 por cento na extração de óleo brasileira em relação à produção de novembro de 2010

Arquivo/AFP
Plataforma de petróleo
A produção do pré-sal nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo foi de 157,7 mil barris por dia de óleo

Rio de Janeiro - A produção de petróleo no Brasil atingiu recorde em novembro, com a média de 2,18 milhões de barris diários, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) nesta terça-feira.

Houve aumento de 4,8 por cento na extração de óleo brasileira em relação à produção de novembro de 2010, destacou a agência em nota.
Os campos de Marlim (bacia de Campos), Jubarte, no Espírito Santo, e Lula, no pré-sal da bacia de Santos, foram os que mais elevaram a produção, respectivamente.
De acordo com a ANP, estes campos, operados pela Petrobras, extraíram mais 58 mil barris de óleo por dia do que fora produzido em outubro de 2011.
O campo de Roncador, na bacia de Campos, foi mais uma vez o maior produtor de petróleo e o Rio Urucu o maior produtor de gás natural.

A produção do pré-sal nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo foi de 157,7 mil barris por dia de óleo e, somada à extração de gás associado ao óleo, registrou um aumento de 17,5 por cento em relação ao mês anterior.

A produção de gás natural no Brasil foi de aproximadamente 68 milhões de metros cúbicos por dia, a segunda maior do país. Com isso, a produção de petróleo e gás totalizou cerca de 2,615 milhões barris de óleo equivalente por dia.

O recorde de produção de gás natural havia sido registrado em dezembro de 2010, quando a produção foi de cerca 69,2 milhões de barris diários.

Fonte. Exame
Leia mais...

Video - A história do Petróleo ( Dublado (Pt)) parte 3-5



A história do Petróleo ( Dublado (Pt)) parte 3-5

  

Leia mais...

Decoberta de óleo leve e gás no Campo de Golfinhos


Poço está situado a 7 km do FPSO Cidade de Vitória, na porção leste do Campo de Golfinho, em profundidade de água de 1.520 metros
A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 4-GLF-31-ESS, informalmente denominado Tambuatá. Localizado a 74 km da costa, o poço está situado a 7 km do FPSO Cidade de Vitória, na porção leste do Campo de Golfinho, em profundidade de água de 1.520 metros.
Análises preliminares indicam petróleo de excelente qualidade, condensado e gás. O poço continuará sendo perfurado até a profundidade de 6.100 metros com objetivo de testar formações mais profundas. Foram identificados reservatórios do período geológico Cretáceo, de idade Santoniano (entre 85,8 milhões e 83,5 milhões de anos atrás), que já produzem no campo, em profundidade entre 4.530 e 4.670 metros e com boas condições para produção.
Esse empreendimento faz parte do Projeto Varredura, direcionado ao programa de antecipação da produção em novas descobertas próximas a sistemas de produção já implantados, o Planóleo.

Fonte: Agência Petrobrás de Noticias
Publicado em: 04/01/12
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...